São Paulo, Sábado, 14 de Agosto de 1999
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Site www.somlivre.com.br vai contar com discos de 150 gravadoras e já tem 10 mil títulos em catálogo
Som Livre vai vender CDs pela Internet

CLÁUDIA GURFINKEL
free-lance para a Folha

A gravadora Som Livre, das Organizações Globo, inaugura no fim do mês sua loja na Internet. Apesar da marca Som Livre, o site vai oferecer CDs de cerca de 150 gravadoras brasileiras e estréia com mais de 10 mil títulos catalogados e 40 mil trechos de músicas.
O site é a primeira incursão do grupo no comércio eletrônico. Em um ano de montagem, já consumiu R$ 1,5 milhão, investimento que o diretor-geral do projeto, Antonio Pezzella, pretende recuperar em dois anos.
Com 18 funcionários, o site será também um banco de dados. "Todas as entrevistas colocadas no site e as biografias dos músicos ficarão armazenadas para quem quiser fazer busca", diz Pezzella.
Ele acredita que os únicos concorrentes do site são os internacionais CDNow (dos grupos Warner e Sony) e Amazon.
No site da CDNow (www.cdnow.com), o usuário pode ouvir trechos das quatro primeiras músicas de alguns CDs. O da Som Livre oferecerá em áudio de três a cinco faixas de um disco.
"Mas mesmo com o site no ar, faremos alterações", conta Flávio Monteiro, programador musical.
A Som Livre on line não vai distribuir músicas em MP3, formato sem limites para reprodução e cuja distribuição é gratuita na rede.
"Não vamos ter MP3 porque não preserva os direitos fonográficos e autorais", afirma Pezzella. "Tão logo a distribuição digital de música se torne legal, entraremos nesse mercado."
Por segurança -já que para comprar algo pela Internet geralmente se envia o número do cartão de crédito-, a Som Livre vai colocar os dados fornecidos pelo usuário em um CPD (Centro de Processamento de Dados) sem nenhuma ligação com a Internet. Isso evitará que, caso hackers invadam o site, tenham acesso ao banco de dados de números de cartões. Os clientes poderão também fazer as compras por débito em conta bancária.
Nos EUA, onde o comércio on line é bastante difundido, a venda de CDs pela Internet quadruplicou de 1997 para 1998: passou de US$ 37 milhões para mais de US$ 150 milhões no período, segundo pesquisa da Riaa (Associação da Indústria Fonográfica da América), entidade que reúne as grandes gravadoras do país.
Segundo uma pesquisa do Boston Consulting Group, 88% das vendas feitas pela Internet na América Latina ocorrerão no Brasil este ano, que representa 45% do mercado latino-americano de Internet. A projeção para 99 é que o Brasil irá movimentar cerca de US$ 67,7 milhões em comércio eletrônico.


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