UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

INFANTIL

TVE inicia parceria para criação de seriado com personagem de Ziraldo; canal também anuncia homenagem a Portinari

"Menino Maluquinho" vira série de TV

Divulgação
O ator Samuel Costa no filme "O Menino Maluquinho" (1995); personagem vai ganhar série na TV


CLÁUDIA CROITOR
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DO RIO

Os bons tempos da programação infantil nas TVs públicas podem voltar. A TVE Rede Brasil, do Rio, fechou uma parceria com o Ministério da Cultura para a produção de um seriado baseado no livro "O Menino Maluquinho", de Ziraldo. O edital deve ser publicado nesta semana.
A parceria prevê o repasse à emissora de R$ 2 milhões -metade em 2003 e o restante no ano que vem-, o que já assegurou a produção de pelo menos 26 episódios do seriado, com 30 minutos cada um, segundo Beth Carmona, presidente da TVE.
"Sempre consideramos a faixa infanto-juvenil estratégica para a proposta de reformulação do canal, de tornar os produtos da TVE fortes, e já mostramos a força desse gênero na TV Cultura, com "Castelo Rá-Tim-Bum'", afirma Carmona, ex-diretora da Cultura (SP), nos áureos tempos em que o programa infantil chegou a assustar até a TV Globo com seus altos índices de audiência.
Em 23 anos, o livro de Ziraldo já vendeu mais de 2 milhões de exemplares, foi transformado em filme e em outubro estréia como ópera em Juiz de Fora (MG).
"É um personagem que todo mundo conhece, tem uma identificação muito grande com o público infantil. O que nos dá grandes possibilidades de exportar esse produto para os países da América Latina", diz Carmona.
O cartunista Ziraldo ficou sabendo pela reportagem da Folha da confirmação da parceria para a realização da série. "Está confirmado? Legal, legal! Esperei 23 anos por isso, sempre soube que o "Menino Maluquinho" iria acabar na TV", afirmou. "E fico feliz que tenha partido da TVE, e não de mim, a idéia para a série. Ainda não comecei a escrever os episódios, mas já tenho umas 300 histórias na cabeça", diz Ziraldo.

Novos projetos
Além do seriado, o canal também está investindo no projeto "Curta Criança", que pretende incentivar a produção de curtas-metragens com temática infanto-juvenil. "O canal tem se aproximado e dado bastante espaço ao cinema na sua programação. Com o "Curta-Criança", abriremos um concurso para a produção de 20 curtas voltados para a faixa infantil", explica Rosa Crescente, diretora na TVE.
O tema dos curtas deve ser inspirado em histórias e personagens do folclore brasileiro. Também dentro dos investimentos em cinema, o canal pretende abrir uma faixa horária para a produção de animações nacionais.
Dos novos projetos, o único que já está em produção é a série "Carta ao Povo Brasileiro", baseada na obra de Candido Portinari (1903-62). O projeto fará parte das comemorações oficiais dos cem anos do pintor.
Serão cinco documentários, cada um com enfoque em um diferente aspecto da obra do artista -sua infância, sua cidade natal e a influência desses elementos na sua obra, os trabalhadores, a terra, o povo brasileiro e a paz. "Vamos mostrar ainda textos de Portinari e faremos um cruzamento com correspondências, como as cartas que trocou com Graciliano Ramos", explica Rosa Crescente. A série deve ir ao ar em dezembro.



Texto Anterior: "O biografado nos captura a alma", diz Ruy Castro
Próximo Texto: Seu barriga: Ator de "Chaves" visita o Brasil
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.