São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

História da gravadora Elenco vira minissérie no Canal Brasil

Especializada em bossa nova, lançou LP de estreia de Nara Leão

MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

A partir da fundação, em 1963, a gravadora Elenco foi responsável por colocar na praça uma série de LPs fundamentais para a sedimentação da bossa nova.
João Gilberto lançara "Chega de Saudade" em 1959. E, só quatro anos depois, via Elenco, começariam a vir os álbuns de estreia de Vinicius de Moraes, Nara Leão, Roberto Menescal, Baden Powell, Edu Lobo e Nana Caymmi.
A gravadora também investiu em veteranos, produzindo Dorival Caymmi, Maysa, Silvia Telles e Lúcio Alves.
Mais do que focar apenas na Elenco, é sobre seu criador, o carioca Aloysio de Oliveira (1914-1995), que a série em seis episódios "Elenco - A Casa da Bossa" se debruça.
Antes de ser dono de gravadora, ele já tinha um belo currículo, em que constavam a atuação como "crooner" no conjunto vocal Bando da Lua, um namoro com Carmen Miranda e participações em trilhas de filmes em Hollywood.
Em tom didático, Charles Gavin colhe depoimentos de, entre outros, o capista Cesar Villela e o biógrafo da bossa, Ruy Castro.

NA TV
Elenco - A Casa da Bossa Nova
Estreia da minissérie
QUANDO amanhã, às 21h, no Canal Brasil
CLASSIFICAÇÃO não informada




Texto Anterior: Televisão
Outro Canal - Keila Jimenez: Globo desiste de brigar por UFC 2012

Próximo Texto: Melhor do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.