UOL


São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Chris von Ameln/Folha Imagem
CHOVE, CHUVAO frio e a chuva do fim de semana em São Paulo não foram empecilho; o concurso de novos talentos da Semana de Moda levou muita gente bacana ao Ibirapuera, como Daniel Klajmic, o fotógrafo brasileiro que mais faz sucesso no circuito fora do Brasil
Penitência
O promotor Luiz Francisco de Souza, implacável com os tucanos na mesma razão em que gosta de se exibir para as câmeras de TV, vai estrear no mercado editorial. Em "Socialismo: Uma Utopia Cristã", ele tenta provar em 1.200 páginas o que diz o título -que o socialismo nasceu do cristianismo. Usa para isso pensadores católicos e encíclicas papais. O catatau deve ser lançado no próximo mês pela Casa Amarela.

Nem o editor Sérgio de Souza sabe exatamente quem pode se interessar por um livro como esse. "Talvez vire uma obra de consulta. Não sei se é um livro que vai vender muito. Essas coisas são imponderáveis", diz. A capa traz uma provocação para os católicos: a cruz aparece cruzada com uma foice.

PARQUE AMEAÇADO
A família de Orlando Villas Bôas (1914-2002) briga para transformar o Parque do Xingu, que ele ajudou a criar em 1961, em patrimônio cultural e natural da humanidade. Os parentes do sertanista já contam com o apoio das lideranças indígenas.

A imagem de santuário do parque é coisa do passado: as águas dos rios começam a ser poluídas por agrotóxicos usados nas fazendas vizinhas.

ANTI-ÁFRICA
Só para reforçar a convicção dos que acham que São Paulo não tem nada a ver com o Brasil: a cidade tem mais pessoas que se declaram budistas (67.591) do que os que se dizem praticantes de religiões que têm um pé na África, como umbanda (35.782) e candomblé (12.692). Os dados são do IBGE.

DOUTRINA BUSH
A guinada à direita que a sociedade americana deu com a ascensão de George W. Bush já se reflete na avaliação da imprensa. Para 45%, a mídia é muito liberal, segundo o Gallup.


MERCADO PROMISSOR
De olho no público das classes C e D, o apresentador de TV Netinho acaba de licenciar vários produtos com a sua marca. Está em vias de lançar um pó de café e uma pasta de dente. Segundo pesquisa da Booz Alen Hamilton, essas classes consomem R$ 354 bilhões por ano e representam 65% das residências.

Mais: pesquisa do Ibope Mídia mostrou que a aquisição de cartões de crédito na classe C cresceu de 5% para 23%, de 1999 a 2002.

BOLADA
O prédio onde funcionava a sede da CBF, no centro do Rio, finalmente arrumou um comprador. O edifício, que não atraiu maiores interessados no leilão que aconteceu em meados de setembro, quase foi vendido há alguns dias -mas a pessoa desistiu de última hora, assustada com o alto valor do IPTU.

Um empresário otimista comprou o edifício na última sexta, no pregão de Acir Costa. Pagou R$ 1,5 milhão. À vista.

CHEIRINHO
Trajando uma camisa do Atlético Mineiro, o embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago, baixou em Tiradentes (MG) na semana passada. Foi especialmente para a festa de 60 anos de sua secretária, Maria Eugênia -braço-direito de Santiago há 13 anos, é ela quem costumava gravar a novela "Mulheres Apaixonadas" para o patrão.

De presente, Tilden deu o recém-lançado perfume "Chic", de Carolina Herrera, e duas caixas de bombom.

VERDE E AMARELO
É brasileiro o melhor bailarino da Holanda de 2002 e 2003. O cearense Edgard Junior acaba de levar para casa o Gold Prize, um dos maiores prêmios da dança européia.
E-mail:bergamo@folhasp.com.br

MARIO CESAR CARVALHO (interino)
COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME


CURTO-CIRCUITO

Charlô Whately promove almoço de abertura da temporada de
esqui 2003/2004 da Estação Courchevel, hoje, no seu bistrô.
José Saramago participa de debate com Juan Arias hoje, às 19h, na
livraria Cultura do Conjunto Nacional.
O livro "O Jovem Noel Rosa", de Guga Domenico, será lançado
hoje, no Grazie a Dio!, às 19h.
O ex-secretário de Estado Émerson Kapaz faz palestra sobre
ética hoje, às 20h, na Fabra Quinteiro, no Itaim.
A exposição "A Arte Contemporânea Nipo-Brasileira - Gerações"
será inaugurada hoje, no Espaço de Artes Unicid, às 20h.
O sociólogo Francisco de Oliveira autografa o livro "Crítica à
Razão Dualista/O Ornitorrinco", na Livraria da Vila, às 19h.

Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Artes plásticas: Apostas de Vilaça levantaram novas possibilidades
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.