São Paulo, sexta-feira, 14 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
REPERTÓRIO Aos 83 anos, Bibi Ferreira aposta cada vez mais em seus dotes de cantora; ela estréia hoje o espetáculo "Bibi in Concert 3", em SP, onde canta desde músicas de Edith Piaf a um rap composto especialmente para a obra

NOVELA

"Foi um engano"

A atriz Lucy Mafra, 50, a Claudete de "América", conversou anteontem com a direção da novela sobre um assunto chato: ela estava sendo apontada, nos estúdios da TV Globo, como a pessoa que andava surrupiando coisas das bolsas de outras atrizes. Lucy nega. Ela conversou com a coluna. Diz que foi tudo um mal-entendido, já esclarecido, e que continua na novela. A TV Globo não se manifesta oficialmente.

 

Folha - Como foi a conversa com a direção da TV Globo?
Lucy -
Está tudo bem. Eu trabalho há 29 anos na casa [TV Globo], desde 1976, já fiz 18 novelas. Foi um engano, um mal-entendido. Eu continuo na novela. Eles me aconselharam até a processar qualquer pessoa [do elenco de "América"] que fale sobre isso. Se você quiser publicar alguma coisa, me der uma força, eu te agradeço. Eu tenho cenas gravadas ainda para ir ao ar. Vamos ver, né? Pode ser que ela [Glória Perez, autora da novela] não escreva mais nada para mim. Aí eu vou ficar muito aborrecida. É a terceira novela que eu faço dela. Trabalhei em "Partido Alto", "De Corpo e Alma", tive pequena participação em "O Clone". Passei e-mail para ela [Glória Perez], ela me respondeu. Em princípio, está tudo bem.

Folha - E depois da novela?
Lucy -
Eu provavelmente vou ser alocada em novo produto. Agora, é chato, né? Eu estou também ensaiando uma peça com o [diretor de teatro] Amir Haddad. Eu trabalho com o Amir há 23 anos. Estamos ensaiando "O Anjo Negro", do Nelson Rodrigues. Estou fazendo o papel principal. Eu saí no meio do ensaio para falar com você. Eu estava viajando, em Vassouras, quando tudo aconteceu. Cheguei ao Rio e...esse bombardeio.

Folha - Como surgiu a história?
Lucy -
Houve um mal-entendido enorme. Tem acontecido de sumir coisas lá [nos estúdios do Projac]. Sumiram vários dias, inclusive quando eu não estava -graças a Deus! Uma camareira ficou nervosa porque eu mexi na porta de um armário. Ela viu uma chave balançando, e parece que já tinham roubado a Christiane [Torloni, de cuja bolsa sumiram R$ 300]. Ela [camareira] foi pegar um cordão para mim em outra sala. Eu fiquei sozinha no camarim. Alguém me ligou. Meu armário é embaixo do armário da Christiane [Torloni]. Abaixei para pegar o meu celular, entendeu? Quando ela [camareira] entrou, eu tinha acabado de bater a porta do meu armário. Ela falou: "Que armário você estava mexendo?" Eu falei: "No meu". E ela: "Mas a chave do armário da Christiane está balançando". Eu não dei muita importância. Eu falei para a Christiane, "vê se sumiu alguma coisa do seu armário". E de fato, cara, sumiram coisas da Christiane, de outras pessoas. Foi uma coisa meio louca. Eu trabalho na Globo desde 1976, a primeira novela que fiz foi "Saramandaia". Trabalho há muito tempo lá, tenho um nome legal. Sempre tive um bom trânsito lá. Achei chatíssimo essa coisa dessa moça, que nem é camareira da novela. Mas ela já me pediu desculpas. Agora, é claro que fiquei chateada. Ninguém me liga para perguntar nada do meu trabalho. Aí acontece uma "c." dessas e ficam me ligando. Se fosse minha primeira novela...Você acha que uma pessoa, 30 anos depois [de entrar na TV Globo], trabalhando na empresa ininterruptamente, uma pessoa de 50 anos, faria uma coisa dessas?

EXÔDO RURAL
O Banco Rural deixou de vez a sociedade com a Rede TV!. A instituição, que está envolvida no escândalo do "mensalão" e tinha 10% da emissora, travava disputa na Justiça com os outros sócios, a quem acusava de má administração. Com a saída do Rural, Amilcare Dallevo e Marcelo Carvalho passam a controlar 100% do negócio.

OLHO PUXADO
O governo federal suspeita que parte dos recursos das contas atribuídas ao ex-prefeito Paulo Maluf tomaram o rumo de paraísos fiscais asiáticos. "Lá é um buraco negro", diz uma autoridade que acompanha o assunto. O ex-prefeito nega possuir recursos no exterior.

THE END
A Lumiére, principal distribuidora independente de cinema no país, está passando por uma reestruturação societária e comercial. Depois de sucessos como "Cidade de Deus", "Olga" e "Os Normais", a empresa, de capital nacional, vai se dedicar exclusivamente à distribuição e venda de filmes para a TV. Bruno Wainer, sócio da Lumiére, vai continuar no setor de cinema, mas em vôo solo.

A CONTA
O restaurante Café Antiqüe, um dos mais tradicionais de culinária francesa em São Paulo, fechou as portas anteontem. "Fechamos porque o público quer uma alta gastronomia pagando pouco", diz Francisco Barroso, sócio do restaurante com a mulher, Nancy Mattos.

LÁ E CÁ
O presidente Lula acertou data para receber a dupla Zezé di Camargo & Luciano, além de diretores e atores, em exibição especial do filme "2 Filhos de Francisco". Será no dia 23 de novembro.

 

Antes disso, na próxima segunda-feira, a dupla toma chá com o governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
COXIA
A TV Cultura fará um especial de fim de ano com a peça "A Partilha", de Miguel Falabella.
BOÊMIA
Com apenas três meses de Brasília -sua mulher trabalha no Ministério da Saúde -, o cartunista Jaguar já prepara um "guia de botequins" da cidade.
OPINIÃO
O diretor Fernando Meirelles aceitou o convite de Leon Cakoff e será parte do júri da 29ª Mostra Internacional de Cinema. De brasileiro, terá ao seu lado apenas o escritor e jornalista Zuenir Ventura.
 

Foram escalados atores, diretores e roteiristas da Áustria, Alemanha, Itália, França, Portugal e Suécia.

@ - bergamo@folhasp.com.br

COM JOÃO LUIZ VIEIRA E DANIEL BERGAMASCO


CURTO-CIRCUITO

O espetáculo "Madame de Sade", de Yukio Mishima, estréia hoje no Centro Cultural Banco do Brasil. No elenco, as atrizes Bárbara Paz e Imara Reis.
O compositor Walter Franco se apresenta com o filho Diogo no Tuca, hoje, na programação dos 40 anos do teatro.
A peça infantil "Broadway Delivery", que homenageia os grandes musicais, estréia amanhã no Teatro Folha, às 17h40.
O fotógrafo Martin Gurfein inaugura amanhã a exposição "Two Times", sua primeira em Nova York.


Texto Anterior: Mesmo com poucas montagens, Brasil vê "Velhos Tempos" no dia 4
Próximo Texto: Popload: Recife 2005: desculpa aí!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.