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POLÍTICA CULTURAL
Patrocinador não é dono da Casa das Rosas, diz administrador
Diretor defende mostra de walkman
DA REPORTAGEM LOCAL
A empresa Sony manifestou-se,
ontem, a respeito da polêmica sobre a exposição de aparelhos
Walkman, a ser aberta no dia 20,
na Casa das Rosas (SP). Ontem, a
Folha publicou entrevista com José Roberto Aguilar, ex-diretor da
instituição, acusando a mostra de
"usurpação do espaço público pela iniciativa privada", e a preocupação do secretário estadual da
Cultura, João Batista de Andrade,
afirmando que iria "verificar se
houve algum exagero". A seguir a
nota divulgada pela Sony Brasil:
"A Sony firmou parceria de um
ano, de janeiro a dezembro de
2005, com a Secretaria Estadual
da Cultura, tornando-se empresa-madrinha da Casa das Rosas.
Com isso, a empresa investiu R$
167.820 na recuperação do telhado e da infra-estrutura elétrica e
hidráulica da Casa das Rosas, valor que engloba também uma
contribuição mensal para as despesas de manutenção do espaço.
Como empresa de tecnologia de
ponta em busca permanente da
inovação, a Sony valoriza a preservação da memória e da história
das cidades e das pessoas. Ao
apoiar a restauração de um espaço como a Casa das Rosas, voltado para a poesia e para a literatura
e que serve de refúgio aos paulistanos que desejam descansar do
cotidiano agitado da cidade, a
Sony tem certeza de estar sendo
fiel às suas convicções. De seu lado, o Walkman, sem dúvida, é um
dos equipamentos eletrônicos
que mais ditaram moda e revolucionaram o comportamento de
milhões de pessoas nas últimas
duas décadas. A exposição "Walkman - A Evolução da Música Portátil" já passou pelo Japão e na
América Latina, esteve, em junho,
no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba)".
O diretor da Casa das Rosas,
Frederico Barbosa, também se
manifestou: "A casa dispõe de 30
cômodos, todos em uso atualmente para atividades culturais
diárias. A exposição irá ocupar
apenas duas salas e apresenta, como consta na divulgação, cada
aparelho vinculado a canções que
marcaram a época. É importante
frisar que a Sony não é "dona" da
Casa das Rosas. A empresa patrocina o espaço desde janeiro deste
ano e, em momento nenhum, teve qualquer interferência sobre a
sua programação."
O material de divulgação recebido pela Folha, no entanto, não
cita, como afirma o diretor, que a
mostra irá abordar a relação entre
canções brasileiras que marcaram
época e o aparelho portátil.
(FABIO CYPRIANO)
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