São Paulo, quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lógica de Descartes é tema da Coleção

Pensador francês propôs métodos matemáticos de aferição da verdade

Volume, nas bancas no domingo, dia 17, integra série de livros que mudaram a forma de o homem pensar o mundo

DE SÃO PAULO

A razão domina o sexto volume da Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo.
Domingo, dia 17/10, chega às bancas o volume com "Discurso sobre o Método" (tradução de Noberto de Paula Lima) e "Princípios da Filosofia" (tradução de Torrieri Guimarães), do filósofo, físico e matemático francês René Descartes (1596-1650).
Em uma sociedade recém-saída da Idade Média e ainda submetida à autoridade eclesiástica, Descartes propôs métodos matemáticos de indagação e pesquisa da verdade. Por privilegiar a razão como via de acesso ao conhecimento, é tido com um dos pioneiros do racionalismo.
Não é à toa que "cartesiano" se tornou um adjetivo de uso corrente, empregado mesmo por quem jamais leu as obras do filósofo francês.
"Discurso sobre o Método" e "Princípios da Filosofia" formam o sexto volume de uma coleção que procura abarcar diversas áreas do conhecimento humano, da Grécia Antiga ao século 20, da ciência (Newton, Darwin) à filosofia (Platão, Aristóteles, Descartes, Pascal, Voltaire, Rousseau, Kant, Freud), passando pela economia (Adam Smith, Marx).
A política (Maquiavel, Thomas More, Tocqueville, Mao Tsé-tung) não foi esquecida. A religião também é contemplada, seja na forma de textos sagrados (Bíblia, Alcorão), seja nos escritos de um importante teólogo (santo Agostinho).
Com lançamento em banca a cada domingo, a coleção totaliza 20 livros que mudaram a forma de o homem pensar o mundo e a si mesmo, como os "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", do cientista inglês Isaac Newton (1642-1727), que tirou o homem do centro do Universo e deu início à era das revoluções científicas. Está previsto para 7/11.


Texto Anterior: Bom e Barato: Há 37 anos no centro, Effendi serve cardápio armênio e assa esfihas na hora
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.