São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

PAULO SANTOS LIMA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma Aventura na África
SBT, 14h.
(The Great Elephant Escape). EUA, 1995, 91 min. Direção: George Miller. Com Julian Sands, Stephanie Zimbalist. Não é o famoso e oscarizado filme de John Huston. Neste aqui, jovem faz amizade com um nativo africano. Juntos, eles se afeiçoam por um elefante, vendido a um norte-americano inescrupuloso. Lógico que eles tentarão salvar o amistoso animal selvagem. Mais uma dupla infante se fazendo de herói Disney, o que até pode ser bom negócio para o horário.

Uma Fazenda do Barulho
Globo, 15h50.
(Funny Farm). EUA, 1988, 101 min. Direção: George Roy Hill. Com Chevy Chase, Madolyn Smith, Kevin O'Morrison, Joseph Maher. Comédia na qual Chase é um jornalista esportivo que, com sua mulher, deixa a cidade grande para tentar vida melhor no interior. Não é bem o que acontece. Lembra as comediazinhas que o ator fizera no correr dos 80. O triste é que é um George Roy Hill com talento quase extinto, depois de ter feito os belos "Butch Cassidy" e "Golpe de Mestre". De qualquer forma, não faz o espectador sofrer.

Conexão em Chinatown
Bandeirantes, 22h.
  (Chinatown Connection). EUA, 1989, 96 min. Direção: Jean-Paul Ouellette. Com Bruce Ly, Lee Majors 2º, Pat McCormick. Dois policiais que nunca se deram bem são forçados a se entender, já que formam dupla e têm de combater gangue que está distribuindo cocaína envenenada. A história manjadíssima nem é o grande agravante. À parte o ridículo Bruce Ly (trocadilho com o mestre Lee), aqui está Lee Majors 2º, filho do canastra e eterno coadjuvante Lee Majors, provando neste filme que filho de peixe, peixinho é.

Intercine
Globo, 1h45.
"Bela e Mortal" (1995, de Noel Nosseck, com Shanna Reed, Kate Vernon) e "Pesadelo no Ártico" (1993, de Mark Sobel, com Richard Chamberlain, Catherine Mary Stewart) disputam o coração do telespectador desta terça.

A Mulher Prometida
Globo, 3h25.
(Picture Bride). EUA/Japão, 1994, 95 min. Direção: Hayo Hatta. Com Youki Kudoh, Akira Takayama, Toshiro Mifune. Jovem japonesa vai ao Havaí cumprir casamento prometido. Lá, descobre que o marido não será o bonitão que vira nas fotos. Pior, a vida no campo requer certo talento. Filme curioso, não muito além disso.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Brando fez de Zapata alguém inesquecível
"Viva Zapata!" (Fox, 14h) é o terror do historiador xiita. Marlon Brando como o líder revolucionário e os devaneios historiográficos certamente irritam os estudiosos.
Mas sufocar a criação (o cinema) com a tal realidade factual desvirtua uma arte que põe Brando fazendo um Zapata inesquecível ou que mostra Zapata inseguro no poder, quase tirânico (o que faz dele humano). Ora, e nada é mais histórico que discutir se a morte de um homem é mais dura que a de um mito.
Verdadeiro documento da história recente, "Roberto Carlos a 300 km por Hora" (Canal Brasil, 16h30) mostra outro mito: o "Rei" Roberto Carlos. E, talvez por ser história recente demais, nenhum pesquisador ainda meteu o bedelho. (PSL)

MÚSICA
Programa lembra o rock progressivo do Genesis
No "Por Trás da Fama" de hoje (Multishow, 21h30), o telespectador vai conhecer a história do grupo Genesis. A banda, que revelou nomes como Phil Collins e Peter Gabriel, surgiu durante a beatlemania e começou a ganhar importância no cenário musical em 1971.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Superstição
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Buemba! Tá dando o Bush do milênio!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.