São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 2000

Texto Anterior | Índice

Píer no Rio deverá sediar Guggenheim

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

A equipe que visitou quatro cidades em busca do melhor local para a sede do Guggenheim brasileiro chegou a uma decisão com poder de agradar a todos: a sede fica no píer, próximo à praça Mauá, no centro do Rio, e Recife, Curitiba e Salvador recebem uma filial do museu em menor escala.
Na próxima sexta-feira, Thomas Krens, o presidente da Fundação Guggenheim, deverá confirmar os locais, em Nova York.
"O forte de Copacabana foi descartado por não estar dentro da proposta do museu Guggenheim, que é ser implantado numa região que possibilite uma revitalização da área", afirmou ontem, de Nova York, Edemar Cid Ferreira.
O banqueiro acompanhou a comitiva de nove pessoas do museu Guggenheim, que esteve no Brasil de quinta a domingo.
"Durante a viagem, constatou-se que há condições de construirmos não só uma sede, mas também três extensões do museu", disse Cid Ferreira.
O vice-presidente da República, Marco Maciel, esteve com Krens na última sexta, para reforçar o lobby a favor de Recife.
O píer do Rio, próximo ao centro carioca, já possui vários projetos de revitalização, o que colaborou para a decisão. O arquiteto Frank O. Gehry, que deve ser o responsável pelo projeto arquitetônico do museu, foi dos primeiros a se opor à construção no forte de Copacabana.
"O lugar é lindo demais, uma interferência lá seria muito grande", disse Gehry à Folha. O arquiteto foi o responsável pelo Guggenheim de Bilbao, na Espanha, tornando o museu o símbolo da cidade.

Investimento
O custo inicial para a construção do museu no Rio é de R$ 300 milhões. Segundo Cid Ferreira, "há fila de empresas privadas interessadas em bancar o projeto, como a Odebrecht".
Até julho do próximo ano, um grupo de especialistas fará um estudo de viabilidade dos locais agora determinados. Somente a partir daí é que terá início o levantamento de capital para a construção dos museus.
Amanhã, Cid Ferreira promove jantar na sede do Guggenheim de Nova York. Será o lançamento da Brasil U.S. Council, fundação sem fins lucrativos, que promove em setembro de 2001 a exposição "Brasil: Body and Soul" no museu norte-americano.


Texto Anterior: Diálogo entre TVs e Gregori está ameaçado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.