São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Xuxa envelhece a audiência de infantis

Gianne Carvalho/TV Globo
TEMPERO Luís Mello (Bento Manuel, à esq.), Eliane Giardini (Caetana) e Werner Schünemann (Bento Gonçalves) em gravação de 'A Casa das Sete Mulheres', no RS; eles formam triângulo amoroso


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A estréia de "Xuxa no Mundo da Imaginação", há duas semanas, não só dobrou a audiência da programação infantil da Globo, mas também causou uma mudança radical no perfil do público.
A audiência do horário, antes majoritariamente masculina, passou a ser predominantemente feminina. E envelheceu: pessoas com mais de 25 anos representam 51,5% do total de telespectadores do horário (antes, eram 43,5%). De cada cem pessoas que vêem o novo "Xuxa", pelo menos 51 têm mais de 25 anos.
Ou seja: a Globo mirou em crianças de até dez anos e acertou em pessoas já adultas, prováveis fãs de Xuxa nos anos 80 e 90.
Segundo dados do Ibope obtidos com exclusividade pela Folha, a participação de crianças de 4 a 11 anos no total da audiência do horário de "Xuxa no Mundo da Imaginação" aumentou, mas pouco. Na semana anterior à estréia de Xuxa, entre 21 e 26 de outubro, quando era exibido o "TV Globinho", 24,4% da audiência da emissora no horário era de crianças de até 11 anos. Com Xuxa, essa participação cresceu para 26,5% na primeira semana.
Já as participações de adolescentes e jovens caíram com Xuxa. Passaram de 16,7% para 10,3% (entre pessoas de 12 a 17 anos) e de 15,3% para 11,7% (de 18 a 24).
O perfil de outros infantis da Globo, como "Sítio do Picapau Amarelo", também mudou e ficou parecido com o de "Xuxa".

OUTRO CANAL

Expansão Em campanha para conquistar até 17 novas afiliadas entre as parceiras da Record, a Rede TV! comemora sua primeira vitória. A emissora anuncia a TV Pampa, de Porto Alegre, como mais nova integrante de sua rede, a partir de janeiro. Ex-Manchete, a Pampa migrou para a Record durante a agonia da rede do grupo Bloch.
Território Consultor da TV Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, enviou um cheque de R$ 10 mil ao SBT. Foi uma contribuição ao Teleton, maratona beneficente promovida pela emissora de Silvio Santos no último final de semana.
Grade Atualmente às terças, o "Brava Gente" vai passar para as noites de quartas-feiras em janeiro, no lugar do futebol.
Telona Nos próximos dias 20 de novembro e 11 de dezembro, duas quartas-feiras em que não haverá rodada do Campeonato Brasileiro, a Globo vai exibir filmes. Na primeira data, vai ao ar "Alto Controle". Na segunda, "K9 - Um Policial Bom pra Cachorro 2".
Nuvem Os programas de verão do "Caldeirão do Huck", bem como o quadro "Amor a Bordo", não serão mais gravados em Florianópolis. Deverão ser feitos no Rio de Janeiro. A justificativa seria o "excesso" de chuvas em Santa Catarina nesta época do ano.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.