São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NET CETERA

Para: Saddam Hussein; C.c.: Uday Hussein

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Há alguns dias, Brian McWilliams, um jornalista do site da revista "Wired", descobriu que o ditador Saddam Hussein comete o mesmo erro de muita gente na internet: repete na senha o nome de seu e-mail. Assim, na primeira tentativa, ele conseguiu entrar no e-mail fornecido como sendo o do iraquiano no site oficial do país (www.uruklink.net).
Está lá: press@uruklink.net; senha: press. Uma vez dentro da conta, ele encontrou os mesmos e-mails que infestam também os endereços de muita gente na internet: dezenas de spam (e-mail comercial não-solicitado), press releases, correntes. Mas muita coisa bem interessante.
Havia, por exemplo, uma mensagem não-deletada de 17 de julho enviada por um bioquímico baseado na China que recomenda ao iraquiano o uso de brometo de metila, um pesticida utilizado na agricultura, como arma química contra o Exército norte-americano. "Não tem cheiro nem cor", ensina o anônimo.
Já um funcionário de uma empresa de petróleo da Arábia Saudita manda a suposta localização dos oleodutos em solo americano; um americano do Estado de Washington se diz contra a guerra; e um empresário londrino se oferece para comprar produtos químicos na Europa Ocidental.
O iraquiano não se manifestou, claro, mas a paixão on line parece correr no sangue da família. Na semana passada o Departamento de Estado americano revelou que o provedor Yahoo pode estar mantendo uma conta de e-mail gratuito em nome do primogênito do ditador, o deputado Uday Saddam Hussein, de 38 anos.
Pelo menos é o que o próprio divulga no site do jornal iraquiano "Babil", que ele edita e que traz o seguinte e-mail para contato: udaysaddamhussein@yahoo.com. Aí que mora o busílis: segundo o Departamento do Tesouro, o Yahoo está fora da lei.
É que, logo após a Guerra do Golfo, o país aprovou sanções comerciais que continuam em vigor até hoje e que proíbem que empresas norte-americanas forneçam bens, tecnologia ou serviços ao Iraque, o que inclui a abertura de uma conta gratuita de e-mail.
Uma porta-voz da Yahoo não comentou especificamente o caso, citando sua política de privacidade, mas disse que a empresa conhece e respeita as leis dos EUA e colaborará com as autoridades se assim for requisitada.
Aproveitando todo o bafafá, esta coluna enviou e-mails a Saddam e Uday pedindo entrevista. Mas não recebeu resposta até a conclusão desta edição.


E-mail: sergiodavila@uol.com.br
Site: www.uol.com.br/sergiodavila


CAIU NA REDE
Björk mostra novo clipe
Se você se cadastrar, já dá para ver o novo clipe da cantora Björk, no site oficial bjork. com. É "It's in Our Hands", em que ela mostra seu corpinho de esquimó (agora grávido) em uma floresta com bichos gigantes, todos dirigidos pelo cineasta Spike Jonze (de "Quero Ser John Malkovich"). No dia 25 estréia a versão liberada para todos os usuários.

HOLLYWOOD
Com a ajuda de um amigo
No recém-lançado site de sua produtora (www.triggerstreet.com), o oscarizado Kevin Spacey se propõe a dar uma mãozinha para aspirantes a diretores. O ator de "Beleza Americana" promete mostrar a notáveis, incluindo Sean Penn e Bono, os melhores scripts, curtas e clipes.


Texto Anterior: Crítica: Onde está Bob Dylan?
Próximo Texto: Oscar estrangeiro: Miramax inicia campanha para indicação brasileira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.