UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

ALGUMAS COISINHAS... AGORA SOBRE LONDRES

Como bem diz o produtor Tiga, na música-síntese da sonoridade do momento, "London's burning down"... Londres vive um outono especial. Se nos tablóides tudo o que se vê são piadinhas sobre o imbróglio gay do príncipe Charles, nas ruas, as folhas das árvores conferem incrível textura aos curtos e frios dias. Com o calor do último verão, as árvores produziram uma diferente geração de folhas, com cores nunca antes vistas. Com o povo, criativo como sempre, Londres é um grande estimulante. Há pistas por toda parte, e esta coluna tenta dividir com você, leitor, alguns dos sinais emitidos por essa metrópole. Como trilha sonora, sugiro o novo disco dos Strokes, "Room on Fire", o segundo e esperado disco da banda mais fashion do rock. E como é fácil gostar dos Strokes, né? Como alternativa menos barulhenta, o sensacional "Move Your Body, the Evolution of Chicago House", CD duplo em que Marshall Jefferson explica tudo. Ah, quem por acaso estiver pegando o avião para Londres amanhã pode chegar em tempo para o show da querida Cibelle, a jovem cantora brasileira que aqui tem status de estrela (é domingo, no Jazz Cafe). E sabe quem também ajuda a dar a cara da cidade hoje? A cada-vez-mais-bela Ana Beatriz Barros, capa da revista "GQ" de dezembro. Ela é apontada como a 34ª melhor coisa do mundo, do top 100 anual da publicação. Mas Ana não é tratada como coisa, mas como superstar.

A TERRA OFICIAL DA MONTAÇÃO
O barroco e o rococó fazem sua vidinha por Londres num visual rebuscado que funciona superbem na decoração de restaurantes e vitrines, como a da Liberty, que tem a mais descolada seção de beleza do momento. A hora é de montação mesmo, e a "Face" noticia uma nova noite clubbing com tema burlesco, com o povo se montando feito cabaré e até mesmo como Carmen Miranda. A noite se chama Whoopee Club e rola às quintas num certo Cobden Club. Também é pura montação trashorama a hostess da hora na cidade, Satanica Pandemonia, que reina na nova noite de domingo Radio Egypt (esse nome é bom), e também na noite Model, promovida pelo brasileiro Rick Tavares. Todos são bem-vindos por lá: toda quarta no underground Barcode, misturando old-school house e um bom de rock.

ESCAPISMO CHAMA A VOLTA DO GÓTICO
Em tempos de escapismo, nada como a volta do gótico (ou será que ele nunca foi embora?). Bom, e o gótico inglês é o assunto de uma mostra recém-aberta no simpático Victoria & Albert, o V&A, a "Gothic: Art for England 1400-1547", com manuscritos, armaduras, cálices e incrível joalheria. Fotos e filmes trazem o legado arquitetônico do período para os dias de hoje. É um banho de imersão na cultura medieval, e dali se compreende mesmo tudo, da força da religião, passando pela violência das guerras, até mesmo os grandiosos banquetes, quando o sal, símbolo de poder, por sua raridade, ficava à frente do rei ou do homem mais importante da mesa.

palomino@uol.com.br

www.erikapalomino.com.br

CARNABY STREET, TIPO FOREVER
Uma das áreas fervilhantes em Londres é, ainda, Carnaby Street. Entre os endereços mais legais, está a sensacional loja da Puma, a melhor global store da marca, hype absoluto no fundamento esporte. Os melhores modelos (e uma adorável brincadeira com manequins imitando bem produzidos clientes) fazem todo mundo entrar na loja. No feminino, o melhor são as botinhas tipo boxe, brancas, com cano alto, usadas para fora da calça, meio desamarradas, como fazem as meninas mais legais. Outro destaque é a linha Nuala, desenhada pela top model dos 90 Christy Turlington. Destinada originalmente à ioga, fica superlegal também na vida real. Traz conforto, é cool e as cores neutras são tipo incríveis. Também fica por ali a deliciosa marca de streetwear masculino 55DSL, com as munhequeiras que todos estão usando (viu o Justin, no clipe novo?) e a tendência do grafite (atenção!!!). Eles lançaram também a Japanese 5T5, linha de t-shirts inspiradas nos anos 80, com desenhos dos artistas hypes Anton Lopez, Daniel P e Antony Yankovic. E a cor é o amarelo, otimista e esportivo, de olho no uniforme da Jamaica -que também vive momentinho fashion, idem para sua música. Também rola por ali uma das filiais da Size? (assim mesmo, com ponto de interrogação), a loja de tênis mais bacana de Londres, um show de cultura sneaker.

na noite ilustrada...
Tem bastante coisa para fazer nesta sexta, a começar pela Princess Julia, que toca hoje no Ampgalaxy, e pela dupla Audio Bullys, que se apresenta no Sirena. A rave SP Groove comemora quatro anos com os DJs Chris Liberator e Dave the Drummer; o francês Jef K toca no D-Edge enquanto a Level recebe a festa inglesa Salvation. O Pix faz festa para os fotologgers com Ana Flávia no som; tem também o halloween gay Monster Experience, no Via Funchal, com Renato Lopes e show do Que Fim levou Robin?, e a festa electro-rock-80's I Love Satã, no Madame Satã, com discotecagem de Fabio Spavieri e Magal. Sábado tem a engraçada festa Max, no clubinho Executivo, no centro, com Edu Corelli e Glaucia ++ no som mais performance de Bianca Exótica; André Juliani toca na noite techno do D-Edge

NATUREZA É TENDÊNCIA
Se as formas orgânicas no design se consagraram recentemente com o hype dos anos 60, a história continua no mobiliário e nas peças para o dia-a-dia (confira o Sketch, um dos lugares mais criativos de Londres: clube, sala de chá, galeria e restaurante, na Conduit Street, onde os banheiros têm forma de casulos, cápsulas brancas espaciais -muito maluco!). Na arquitetura, a onda é o zoomorfismo, inspiração em insetos, borboletas, espinhas de peixes e esqueletos em geral, combinando surrealismo e futurismo. É o assunto da mostra "Zoomorphic". A natureza de fato empresta alguns dos fundamentos mais relevantes na produção contemporânea, atingindo a moda e até mesmo a cosmética, a ilustração e, claro, também a fotografia.


Texto Anterior: Música 2: Rapper 50 Cent é acusado por agressão
Próximo Texto: Música eletrônica: Audio Bullys toca punk-house em Maresias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.