UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISCOS/LANÇAMENTOS

"ANTHOLOGY 1992 -2002"

Dupla criou o "hino" eletrônico "Born Slippy"

Hits recolocam Underworld entre os melhores da dance

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Típico da data, Papai Noel está chegando com seu enorme saco pop atulhado das indefectíveis coletâneas "best of", "greatest hits", "anthology". De REM a Pet Shop Boys. De Eagles a Suede. De Primal Scream a Bruce Springsteen. De Chili Peppers a...
O bom velhinho carrega também, talvez em sua melhor rena, uma compilação em especial: "Anthology 1992 -2002", do duo eletrônico inglês Underworld.
Formação de DJs de difícil trato, eles pouco falam em entrevistas, pouco se apresentam, cobram uma fortuna para shows, demoram anos e anos para soltar disco novo.
Mas nada desse caráter reservado impediu a marca Underworld de ser para a música eletrônica, nos anos 90, o que o Nirvana foi para o rock.
A "Smells like Teen Spirit" do Underworld, o megamegahit "Born Slippy", é o carro-chefe da coletânea, carro-chefe da dupla Karl e Rick (que já foi banda) e também -e principalmente- carro-chefe de pistas de dança descoladas desde que foi lançada (em 95) até hoje.
"Born Slippy" foi o single de música eletrônica mais vendido de todos os tempos, ganhou a fama de ser uma das responsáveis por tirar o gênero do gueto das raves para as massas e integrou tão bem a trilha sonora do cultuado filme "Trainspotting" que é impossível dissociar o nome da canção do título da produção escocesa dirigida por Danny Boyle e que levou o ator Ewan McGregor a Hollywood -o DVD do filme está sendo relançado no Brasil, com cenas inéditas, making of, entrevistas e comentário do escritor Irvine Welsh.
"Born Slippy" foi tão marcante para o Underworld que faz o duo parecer uma daquelas bandas-de-um-sucesso-só, embora uma coletânea dupla, como "Anthology 1992-2002", desminta isso a cada uma de suas outras 15 músicas.
A compilação já foi lançada (chegou ao primeiro lugar dos mais vendidos em eletrônica) há duas semanas na Austrália e Japão, na Inglaterra e no restante da Europa na semana passada, sai nos EUA na semana que vem e até o fim do mês ganha edição brasileira, via Sum Records.
O álbum "Anthology 1992-2002" foi precedido, claro, pelo lançamento do single de "Born Slippy", reeditado no final de outubro com três versões diferentes da original. Os encarregados de dar cara nova ao hit foram o mega (de sucesso comercial, não necessariamente de talento) Paul Oakenfold, Atomic Hooligan e London Elektricity. As três versões são ótimas.
Desnecessário dizer, na semana de seu lançamento o single foi direto ao topo da parada dance inglesa.
A música ganhou ainda um novo vídeo, produzido por Danny Boyle, o realizador de "Trainspotting". Boyle condensou imagens do filme num vídeo de quatro minutos para fazer parte do pacote Underworld de lançamentos, que inclui ainda dois DVDs, um de clipes, outro ao vivo ("Everything, Everything"), com cenas da turnê de 2000.
O Underworld está em estúdio no momento, trabalhando em um novo CD, que tem chegada prevista para o começo de 2004, sucedendo o bom "A Hundred Days Off", lançado em 2002, e que continha o hit "Two Months Off".


Anthology 1992 -2002    
Artista: Underworld
Lançamento: Junior Boys Own (importado; no Brasil, até o final do mês, pela Sum Records)
Quanto: R$ 60, em média



Texto Anterior: Top da "DJ Mag" faz escala em SC
Próximo Texto: Ruído: Distribuidoras indies crescem dentro da crise
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.