São Paulo, sexta-feira, 14 de dezembro de 2001

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TELEVISÃO

Globo muda direção de "Big Brother Brasil"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A versão nacional de "Big Brother" nem entrou no ar e já sofreu a primeira intervenção da cúpula da TV Globo. Nesta semana, a emissora trocou o diretor artístico do programa: saiu Luís Gleiser (que desde abril se dedicava ao projeto) e entrou J.B. de Oliveira, o Boninho, que dirigiu o primeiro e o terceiro "No Limite". "Big Brother Brasil" estréia em janeiro.
A intervenção revela um clima de insegurança e de tensão na cúpula da rede, que teme o desgaste da fórmula do "reality show" com o sucesso de "Casa dos Artistas", do SBT, que acusa ser um plágio de "Big Brother". A emissora chegou a cogitar escalar "famosos" para o elenco do programa, mas optou por selecionar anônimos.
Boninho foi "intimado" a dirigir "Big Brother" porque a Globo atribui a ele os acertos de "No Limite". Para a emissora, o segundo "No Limite", sem Boninho, não emplacou porque não foi bem dirigido e editado.
Luís Gleiser vai assinar a direção geral de "Big Brother Brasil", mas não terá poderes sobre a versão do programa para a TV Globo. Vai coordenar o "cross media", as versões para TV paga, internet e rádio. Será como um rei numa monarquia parlamentarista.
Gleiser, que dirigiu o "Domingão do Faustão de junho de 2000 até março, com apenas duas vitórias no Ibope, foi o responsável pela compra de "Big Brother" da Endemol. Mas a Globo preferiu não arriscar na direção.

OUTRO CANAL

Metade 1
O acordo entre a agência de marketing esportivo Traffic e a TV Record, assinado anteontem, prevê divisão meio a meio dos custos dos direitos esportivos e do faturamento com as transmissões. Mas a Traffic não vai interferir no departamento de esportes da Record, como fazia na Band.

Metade 2
A Record já está montando uma equipe de repórteres, locutores e comentaristas. Vai transmitir a Liga Rio-São Paulo, o Brasileiro, as copas do Brasil e dos Campeões, a Libertadores e os amistosos da seleção. Por sua parte nos direitos de 2002, vai gastar pouco mais de R$ 20 milhões.

Ruído
A Globo queria US$ 3 milhões pelos direitos de transmissão em rádio da Copa de 2002. Anteontem, fechou acordo com 13 emissoras, que vão desembolsar apenas US$ 860 mil em dinheiro -o restante será "pago" em permutas, com a cessão de espaço para publicidade da Globo. A Jovem Pan (SP) e a Tupi (RJ) ficaram fora.

Destino
O SBT ainda discute o que fará com Núbia Ólive, de "Casa dos Artistas". Ela não foi bem nos testes de atriz e só ganhará um "papel grande" em novela da emissora após fazer curso de interpretação. Sem isso, só terá pequenas participações.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


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