São Paulo, sexta-feira, 14 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

O ex-Planet Hemp lança disco solo independente em show com Black Alien, dentro do festival SP Rima com Paz

Speed mostra hip hop variado de "Expresso"

DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-Planet Hemp Speed trocou as praias do Rio pelo concreto de São Paulo para acentuar o "clima hip hop" de "Expresso", disco solo que acaba de lançar de forma independente. O resultado pode ser visto hoje à noite no show de Speed com Black Alien, no Sesc Belenzinho, no festival SP Rima com Paz.
Afastado do Planet Hemp "há um bom tempo", Speed se mudou para São Paulo há um ano e meio para se aproximar do rap.
"Vim para São Paulo, e a cidade acabou entrando no disco. Aqui tem mais fãs de rap, de hip hop. Aqui está todo mundo sempre trabalhando, correndo atrás. Não é que no Rio só tenha vagabundo, mas o ritmo lá é mais lento mesmo", diz o DJ, MC e músico.
No disco, tocou todos os instrumentos e tomou conta da produção. "Os convidados [Otto, Rappin" Hood, Black Alien, B. Negão, Zé Gonzales e DJ Nuts" chegaram para cantar e compor algumas letras. As bases eu mesmo fiz", diz.
O resultado é um disco de rap que passeia por gêneros bem diferentes. Há desde raggas -com influências do reggae- e raps de inclinação mais jazzística até gangsta rap e momentos que misturam drum'n'bass e orquestrações a la "western spaghetti".
São estilos que frequentam há anos os pick-ups de Speed. "O legal do rap é que você pode "colar" muitas coisas. Enquanto fazia o disco, ouvi muito jazz e trilha de filme, por exemplo. Sou fã de coisas como [o compositor italiano" Ennio Morricone e adoro o [integrante do grupo Wu-Tang Clan" RZA como produtor".
Acompanhado de um DJ, Speed vai rodar o Brasil com o show de "Expresso". "Agora é que é a responsa. Quando estava em banda, era quase como uma empresa. Tem sempre o cara que manda. Agora faço 100% o que eu quero", diz o músico.
"Expresso" foi lançado pelo independente Gorilla Hi-Fi e tem distribuição da RDS. "É ótimo não ter vínculo nenhum com gravadora", conclui. (CLAUDIA ASSEF)


Expresso
   
Artista: Speed
Lançamento: Gorila Hi-Fi
Quanto: R$ 25, em média




Texto Anterior: Música: Pharcyde traz seu rap da Costa Oeste para festival em SP
Próximo Texto: Panorâmica - Música: Carioca vence festival de MPB na internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.