São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Representante da boa safra sueca faz show em SP

Sarah Assbring mostra seu projeto, El Perro del Mar, em apresentações com ingressos esgotados no Sesc Vila Mariana

Cantora que lançou seu primeiro disco em 2005 interpreta músicas simples e delicadas, com influências do pop dos anos 50 e 60


ADRIANA FERREIRA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

O tom de voz doce, pausado, quase sussurrado da cantora sueca Sarah Assbring ao telefone faz lembrar algumas das lindas canções que ela interpreta quando assume os vocais de seu projeto, o El Perro del Mar, em português, o cachorro do mar.
É sob esse codinome um tanto esquisito que Sarah estréia nos palcos paulistanos, em dois shows com ingressos esgotados. Ela integra boa safra de música pop da Suécia, que inclui artistas como o cantor Jens Lekman e a banda Hell on Wheels, os outros dois convidados da miniturnê "Invasão Sueca", que passou por SP ontem.
"Pessoas de todas as partes do mundo me perguntam sobre a cena sueca. Acho que por ser daqui, por viver aqui, nunca refleti muito sobre isso", fala Sarah, 29. "Tentando me desconectar de minha casa, de meu meio, acho que o underground e o cenário da música independente da Suécia têm sido realmente muito bons nos últimos três anos. As pessoas têm inspirados umas as outras, criado pequenos selos e estão mais seguras para fazer seus projetos."
O de Sarah começou quando, durante uma "crise de identidade" que a levou a parar de fazer música, ela decidiu tirar umas férias. "Estava caminhando pela praia e encontrei um cachorrinho que me seguiu durante um tempo. E aquele cão era o cachorro do mar."
A experiência a inspirou a voltar a escrever. "Fiz música durante toda a minha vida, envolvida em diferentes projetos. Mas, só há três ou quatro anos, achei que estava pronta para criar sozinha. Tive uma visão clara sobre o que queria fazer."
Num estúdio montado em sua casa, Sarah passou a compor e tocar todos os instrumentos. O resultado foram vários singles com canções simples e delicadas, cuja sonoridade lembra muito o pop dos anos 60.
"Essa é a referência mais óbvia", diz ela. "Quando gravei, estava muito influenciada pelos anos 50, 60, o som da [gravadora] Motown, os trabalhos de Phill Spector, Brian Wilson, dos Beach Boys, e o início da música pop, quando havia pessoas fazendo coisas muito talentosas e que se perderam." Reunidas no CD "Look! It's El Perro del Mar" (2005), as criações de Sarah serão tocadas por ela e Jesper Jarold (baixo e guitarra), além de Jens Lekman, em participação especial.


EL PERRO DEL MAR
Quando:
sex., às 20h30, sáb., às 19h
Onde: Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, Vila Mariana, tel. 5080-3000)
Quanto: de R$ 3 a R$ 6 (esgotados)


Texto Anterior: Erudito: OSM e Coral Lírico encerram ano com Dvorák
Próximo Texto: Reco-Head comemora quatro anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.