São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bebida

Cachaça é tema de novo livro e DVD

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mesmo com sua grande importância para a cultura brasileira e o mercado internacional -é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo-, a cachaça ainda carece de documentação. Nesta semana, duas obras com enfoques e suportes diferentes vêm preencher em parte essa lacuna.
O livro "Cachaças: Bebendo e Aprendendo - Guia Prático de Degustação" (ed. Mauad; R$ 39), do jornalista Marcelo Câmara, dedica-se principalmente à degustação da bebida, mas apresenta também sua história, desde a criação, em 1533, e destaca as diferenças entre os processos artesanal e industrial de fabricação.
O maior mérito da obra bilíngüe, no entanto, está na apresentação didática de conceitos e características que fazem uma cachaça de excelência, acompanhada de um passo a passo para a degustação -da escolha da marca e do copo à avaliação final da bebida, passando pela percepção visual, olfativa e gustativa.
No final, o autor apresenta seu ranking de favoritas e oferece fichas de degustação para o leitor colocar em prática o que aprendeu. Para terminar, há receitas dos principais drinques feitos com cachaça, como caipirinha e caju amigo.
Especialista no tema e autor de outro livro sobre a bebida, "Cachaça - Prazer Brasileiro", Câmara é um dos entrevistados do documentário "Marvada Pinga, Cachaça Imaculada", de Léa Zagury e Alejandro Gedeón. O DVD, à venda no site www.kuarup.com.br (R$ 35,10), é uma introdução à história da cachaça, sua ligação com a religião, a música e outras manifestações culturais no Brasil. Sem entrar em detalhes técnicos, compara a produção de alambiques clandestinos à dos grandes exportadores da bebida, ouve depoimentos de apreciadores e estudiosos e -como se fosse um chorinho para os apreciadores- mostra dezenas de rótulos da bebida, das mais variadas procedências, que compartilham entre si o bom humor.


Texto Anterior: Crítica: Sardinhas preparadas na brasa de carvão valem visita ao novo Traineira
Próximo Texto: Bom e barato: Bar do Giba serve porções atraentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.