São Paulo, sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa de filme estrangeiro alija título do Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil ficou fora da disputa pelo Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Segundo as regras do prêmio, havia três títulos nacionais pré-qualificados a uma indicação -"A Casa de Alice", de Chico Teixeira, "Deserto Feliz", de Paulo Caldas, e "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger, o filme escolhido pelo Brasil para representá-lo na corrida pelo Oscar.
Hamburger não tomou como uma derrota a exclusão do Globo de Ouro nem como mau prenúncio de suas chances no Oscar. O diretor considera que a disputa nessa categoria no Globo de Ouro é mais acirrada que a do Oscar. "Essa indicação [do Globo de Ouro] leva em conta todos os filmes do mundo feitos em língua não-inglesa e cobre um período de tempo diferente [do considerado pelo Oscar], assim, a concorrência é maior."
A relação dos indicados ao Globo de Ouro "até que foi boa para a gente" disse Hamburger, citando que somente dois indicados são pretendentes ao Oscar -o drama romeno sobre o aborto "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias", vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e a animação francesa "Persépolis", ambientada na revolução islâmica no Irã- e poderão "tirar proveito" da vitrine do Globo de Ouro.
Os demais candidatos a filme estrangeiro no Globo de Ouro não foram admitidos pelas regras da Academia de Hollywood. "Lust, Caution", de Ang Lee, teve sua procedência de Taiwan questionada.
Embora ambientado na China (à guisa de Afeganistão), "O Caçador de Pipas", de Marc Forster, é produzido pelos EUA. "O Escafandro e a Borboleta" foi preterido pela França, que indicou "Persépolis".
O último vencedor do Oscar estrangeiro, o alemão "A Vida dos Outros", havia sido indicado ao Globo de Ouro, mas perdeu para "Cartas de Iwo Jima", de Clint Eastwood. (SA)


Texto Anterior: Globo de Ouro dá ênfase aos dramas
Próximo Texto: Cinema/estréias - Crítica/"Império dos Sonhos": David Lynch filma a crise do espetáculo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.