São Paulo, terça-feira, 15 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA

Christine, o Carro Assassino
SBT, 15h45

(Christine). EUA, 1983, 111 min. Direção: John Carpenter. Com Keith Gordon, John Stockwelll, Alexandra Paul. Baseado em um best-seller de Stephen King, o filme de Carpenter narra a história da obsessão de um carro com poderes demoníacos pelo seu novo dono, o adolescente Gordon.

Lua de Cristal
Globo, 16h05

Brasil, 1990, 90 min. Direção: Tizuka Yamasaki. Com Xuxa, Sergio Mallandro, Rubens Correa, Paquitas. Mais uma picaretagem marketeira de Xuxa e sua gangue. Um "boa-noite cinderela" para crianças. Xuxa é a garota que chega ao Rio de Janeiro disposta a realizar o seu sonho de se tornar cantora e acaba nas garras de uma tia rabugenta.

Arrebentando em Nova York
Bandeirantes, 22h

(Rumble in the Bronx). EUA, 1996, 89 min. Direção: Stanley Tong. Com Jackie Chan, Anita Mui, Françoise Yip. Chan, o rei da programação, já arrebentou em praticamente todas as metrópoles do mundo. Nada se salva por aqui a não ser ele, o astro acrobata. Flertando com o mercado americano, Chan vai parar no Bronx, onde ajuda o tio e a nova dona da antiga mercearia deste a se livrarem de uma gangue.

Paixões sem Limites
SBT, 22h30

(The Crush). EUA, 1993. Direção: Alan Shapiro. Com Alicia Silverston, Cary Elwes, Jennifer Rubin. Thriller patético ao estilo "Atração Fatal". Silverstone é a adolescente inteligente e solitária que faz amizade com o jornalista Elwes, recém-chegado à cidade, antes de começar a perseguí-lo obsessivamente. Fuja correndo.

Sublime Obsessão
Bandeirantes, 0h30

(Magnificent Obsession). EUA, 1954, 107 min. Direção: Douglas Sirk. Com Jane Wyman, Rock Hudon, Barbara Rush, Otto Kruger. Um dos magníficos melodramas de John M. Stahl refilmados pelo mestre Douglas Sirk na década de 50. Hudson revive o papel que foi de Robert Taylor no original de 1935, o do playboy que atropela bêbado uma jovem (Wyman) e depois se torna cirurgião para tratar da cegueira da moça e da própria consciência. Novelão à moda antiga.

O Último Matador
SBT, 1h05

(Last Man Standing). EUA, 1996, 101 min. Direção: Walter Hill. Com Bruce Willis, Christopher Walken, Alexandra Powers. Remake insosso do western "Yojimbo" (já referendado por Sergio Leone na trilogia do dólar furado) que traz Willis como o pistoleiro individualista que serve a dois bandos rivais em uma perigosa cidade do Texas.

Intercine
Globo, 1h10

Hoje, vai ao ar "A Experiência" (EUA, 1995. Direção: Roger Donaldson. Com Ben Kingsley, Michael Madsen, Forest Whitaker) ou "Instinto Selvagem" (EUA, 1992. Direção: Paul Verhoeven. Com Michael Douglas, Sharon Stone).

A Luta de Dennis Byrd
Globo, 3h20

(Rise and Walk: The Dennis Byrd Story). EUA, 1993. Direção: Michael Dinner. Com Peter Berg, Kathryn Morris, Johann Carlo. A história real de um astro de futebol americano que ficou tetraplégico depois de se chocar com um adversário, durante uma partida. O filme, a história da espantosa recuperação do atleta, é um enlatado em lá maior.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

O noir e o périplo de Siodmak

A história do noir não pode ser dissociada da corrente migratória traçada pelos cineastas foragidos do nazismo. A trajetória de Robert Siodmak é exemplar nesse sentido.
Sua fuga nos conta a história da evolução do gênero: da conturbada República de Weimar dos anos 20 à Hollywood dos 40, passando pela Paris do período pré-Ocupação.
Embrionário no "ovo da serpente" de Weimar, no expressionismo do chamado "cinema de castração", o noir já se anunciava no cinema francês do pré-guerra, mas só se consolidou como gênero propriamente dito na América.
O resultado desse périplo você confere na retrospectiva Siodmak que o Telecine Classic exibe hoje, a partir das 19h. (TIAGO MATA MACHADO)

MÁGICA

Infinito exibe especial sobre bruxos colombianos
A magia ganhou destaque recentemente com filmes como "Harry Potter" e "O Senhor dos Anéis". Longe da tela, há quem siga princípios pré-cristãos, herdados dos celtas. O programa "Wicca, Jovens Bruxos" (Infinito, 21h), produzido na Colômbia, mostra uma comunidade que convive com aspectos da magia cotidianamente.

SAGA

Bastidores de "Dinastia" estão expostos no E!
O programa "The E! True Hollywood Story" (E!, 22h) visita em sua edição de hoje o sucesso televisivo "Dinastia". A série dos anos 80, considerada a produção mais vista até hoje em todo o mundo, ganhou a atenção dos telespectadores por tratar de maneira aberta de temas tabu para a época, como homossexualismo.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Argentina explode com panelaço de pressão!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.