São Paulo, quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Deborah Montenegro/Divulgação
A MOQUECA E O TEMPO
Nascida na Bahia, a jornalista Rosana Jatobá, 37, moça do tempo do "JN", prepara com Angélica uma moqueca de camarão, em gravação do "Estrelas" deste sábado


Globo vai exportar formatos de programas

A Globo vai seguir os passos da Endemol (criadora de "Big Brother") e da Freemantle (de "O Aprendiz"). Passará a vender no exterior formatos de programas e quadros que ela desenvolveu -muitos deles, adaptações de criações alheias.
Na Natpe, uma das maiores feiras de TV do mundo, que ocorre em Las Vegas no final deste mês, a Globo lançará um pacote com cinco formatos. Tentará emplacar no exterior adaptações de "Soletrando" e "Lata Velha" (quadros do "Caldeirão do Huck"), "Vídeo Game" (do "Vídeo Show"), "Quem Chega Lá" (concurso de piadas do "Domingão do Faustão") e "Conexão Xuxa" ("TV Xuxa").
A Globo já vendeu formatos (de "Você Decide"), mas nunca de forma sistemática. O negócio agora é a grande aposta da área internacional da emissora. "Pelo fato de a produção local estar crescendo no mundo todo, a gente acredita que alguns formatos podem dar resultado. São produtos baratos", diz Ricardo Scalamandré, diretor da divisão internacional da Globo.
Segundo ele, as emissoras não querem mais comprar o produto pronto. Querem adaptá-lo com características e artistas próprios. Isso também ocorre com as novelas.
A Globo já se esforça para co-produzir versões de novelas, como "O Clone", com a Telemundo, nos EUA. "A tendência é a lata [novela dublada] sair do horário nobre e ser substituída pela produção local", afirma.

DEMOLIÇÃO
Vai durar poucos dias o muro que divide a casa e os participantes de "Big Brother Brasil". O material será retirado no máximo até a próxima terça. O muro cai, mas a separação dos participantes em classes A e B continua. O reality show estreou anteontem com 37,2 pontos de média.

TROCA
Com 15 pontos, a nova temporada de "Troca de Família" foi a maior audiência da Record na terça. "Os Mutantes", outrora ameaça para a Globo, desabou para 9. E a emissora vai, sim, exibir o "Troca de Família" em que uma das participantes se suicidou dia 7, logo após o término das gravações.

LAMA
No SBT, o último capítulo de "Pantanal" deu 15 pontos.

CONJUTO VAZIO
Elisabetta Zanatti não é mais a quase-toda-poderosa da Band. Ex-diretora artística e de programação, cuidará agora só da produção. Hélio Vargas assume a programação.

ROJÃO
A Globo festejou ontem os 51 pontos de média do capítulo de terça-feira de "A Favorita", recorde da atual novela das oito. Os tempos são outros. Há pouco mais de dois anos, 51 pontos era rotina das tramas das 21h. Na reta final, passavam dos 60.

VIRAL
A Globo produziu e postou no YouTube vídeos em que Juliana Paes e Márcio Garcia aparecem em posturas impressionantes de yoga. O material é montagem, com dublês e computação gráfica, para divulgar "Caminho das Índias".


Texto Anterior: José SimãoSocuerro! A Flora vomita verde!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.