São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Obras do artista catalão estão em "Projetos", no MAM-RJ, e em "Lugares", que abre hoje em SP
Muntadas exibe "paisagens midiáticas"

Rochelle Costi/Folha Imagem
Serigrafia da série "Lugares", do catalão Antoni Muntadas, em exposição na galeria Luisa Strina; o artista também está no MAM-RJ


ALVARO MACHADO
especial para a Folha

Quase simultaneamente ao Rio, que abriu mostra no Museu de Arte Moderna na semana passada (leia texto abaixo), São Paulo também vê trabalhos recentes do catalão Antoní Muntadas, embora menores. A mostra do artista na galeria Luisa Strina abre hoje.
É a quarta exposição individual de Muntadas no mesmo local, desta vez com quatro serigrafias da série "Lugares", além de uma instalação idealizada especialmente para a galeria. O título já revela a natureza do trabalho: "Brasil... Tudo Bem,Tudo Bom!".
"Tratarei de dar um pouco de profundidade a essa frase coloquial. Procuro revelar como os clichês têm uma parte de verdade e outra de construção midiática", explica o artista.
Ciente dos efeitos que as palavras impressas têm sobre o leitor, Muntadas não gosta de descrever à imprensa seus trabalhos, afirmando que isso rouba o impacto da obra. Mas adianta que construirá um mural com fotos digitais, que simulará uma selva frondosa e, de perto, vê-se que as linhas do desenho são feitas com a frase "Tudo Bem, Tudo Bom".
As serigrafias são complementares, com frases recolhidas em Bogotá e Madri. Neste caso, a frase utilizada, "España Va Bien", é criação do primeiro-ministro do governo. Segundo Muntadas, a maioria das pessoas no país relaciona automaticamente a expressão ao controle exercido pelo Estado sobre suas vidas.


Mostra: Brasil...Tudo Bem, Tudo Bom!, serigrafias e instalação de Antoní Muntadas Onde: Galeria Luisa Strina (r. Pe. João Manoel, 874-A, tel. 0/ xx/11/280-2471) Quando: hoje, às 19h; seg. a sex.: 10h às 20h, sáb.: 10h às 14h Quanto: entrada franca; gravuras, US$ 500 cada exemplar


Texto Anterior: Download
Próximo Texto: Artista interpreta língua do poder
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.