São Paulo, sábado, 15 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zimbo Trio festeja seus 44 anos de bossa nova

CARLOS CALADO
COLABORAÇÂO PARA A FOLHA

Se há um grupo musical em São Paulo que pode festejar o cinqüentenário da bossa nova sem correr o risco de soar oportunista, esse é o Zimbo Trio.
O show que os músicos Amilton Godoy (piano), Rubinho Barsotti (bateria) e Itamar Collaço (baixo) apresentam até amanhã, no Auditório Ibirapuera, comemora também os 44 anos de atividade ininterrupta do trio, que se completam nesta segunda.
Com uma carreira de sucesso que se confunde com a história da bossa nova e da música instrumental brasileira, o grupo já nasceu com um estilo definido.
"O grande diferencial do Zimbo Trio, desde o primeiro disco, foi fazer jazz com temas brasileiros", diz Godoy, lembrando que depois de gravar vários álbuns inspirados na bossa nova, o grupo alargou seu repertório criando arranjos instrumentais para obras de grandes autores da MPB, como Chico Buarque, Edu Lobo e Milton Nascimento.
Fiel a seu conceito original, o trio se estabeleceu numa época em que defensores das "raízes brasileiras" e adeptos do jazz e da bossa nova viviam polemizando. "Às vezes alguns jazzistas brasileiros até reclamavam que o Zimbo improvisava pouco, que deveria tocar mais jazz", relembra Godoy, rindo.
Nos shows de hoje e amanhã, o trio exibe suas versões de vários clássicos da bossa nova e da MPB. Com participações do bandolinista Danilo Brito e da cantora Fabiana Cozza, eles tocam faixas de "Zimbo Trio ao Vivo" (2006), seu álbum mais recente.
O grupo festeja também os 35 anos do Clam, seu pioneiro centro de ensino de música popular, dividindo o palco com alguns de seus alunos mais promissores.


ZIMBO TRIO
Quando:
hoje, às 21h; dom., às 18h
Onde: Auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 2, pq. Ibirapuera, tel. 0/xx/11/5908-4299
Quanto: R$ 30


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Juanes canta por paz na fronteira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.