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CD lançado no exterior reúne obra autoral do cantor
DA SUCURSAL DO RIO
A cantora Ithamara Koorax e
o guitarrista Juarez Moreira
lançaram nos EUA, no fim de
2009, o CD "Bim Bom: The
Complete João Gilberto Songbook". Nele, os artistas interpretam 11 temas de João
Gilberto, dos quais seis são
instrumentais.
O disco é o primeiro a reunir
quase toda a obra autoral conhecida de João Gilberto.
A ideia surgiu da niteroiense
Ithamara, 44, e do produtor Arnaldo de Souteiro, 46, que convidaram Moreira, 56, mineiro
que tem no currículo trabalhos
com Milton Nascimento, Wagner Tiso e Maria Bethânia, entre outros.
"Ninguém tinha pensando
nisso antes. João Gilberto é um
grande ídolo de todos nós", disse Moreira, em entrevista à
Folha por telefone, de Belo
Horizonte. Em turnê pela Europa, Ithamara não daria entrevista, segundo sua assessoria de imprensa.
O disco, lançado pela gravadora Motéma Music, não tem
data para sair no Brasil. Moreira conta que, recém-recuperado de uma cirurgia de catarata,
busca viabilizar o lançamento
do CD por aqui.
Por enquanto, os interessados devem recorrer ao site
www.amazon.com, onde o
CD pode ser comprado por
US$ 14,68 (cerca de R$ 26).
O trabalho foi gravado no Rio
em 2008, em duas sessões de
voz e violão. Moreira conta que
se inspirou no estilo de Luiz
Bonfá (1922-2001), violonista
brasileiro pelo qual João já manifestou admiração.
"Eu nunca falei com João
Gilberto. Arnaldo, que já trabalhou com ele, me disse que ele
gostou muito do CD. Em quatro ou cinco músicas eu procurei ser totalmente fiel ao João
Gilberto, nota por nota", diz
Moreira.
"Tirei com rigor total. Em algumas eu coloquei depois guitarra elétrica, tipo Toninho
Horta e [o guitarrista norte-americano] Wes Montgomery
[1925-1968], caras que eu
admiro."
Apesar de fiel, o guitarrista
diz que se permitiu algumas
ousadias, como dar um toque
de bolero a "Oba-lá-lá", inspirado na interpretação de Sylvia
Telles (1934-1966) orquestrada
pelo maestro Lindolpho Gaya
(1921-1987).
"Mas busquei ser fidedigno,
quando não às notas, ao conceito musical vigente no final
dos anos 50 e início dos 60.
Procurei muito respeitar esse
contexto", afirmou o músico.
(ST)
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