São Paulo, Segunda-feira, 15 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

O TIRANO DA FRONTEIRA
Bandeirantes, 13h. (Last Frontier). EUA, 1956, 95 min. Direção: Anthony Mann. Com Victor Mature, Robert Preston. Ao fazer serviços em um forte, o trapeiro Mature descobre que os índios estão para atacar e aconselha o coronel a defendê-lo. Este, que tem a idéia de conseguir muitas glórias numa batalha campal, vai no sentido oposto e decide lutar em campo aberto. A oposição entre o homem ignorante, porém sábio, e o oficial letrado, porém meio burro, estão no centro desse faroeste do grande Mann.

O MUNDO PROIBIDO
SBT, 14h.
(Cool World). EUA, 1992, 101 min. Direção: Ralph Bakshi. Com Kim Basinger, Gabriel Byrne, Brad Pitt. Cartunista é seduzido pela bela bailarina que criou e que agora quer trocar o mundo do traço pela vida real.

CORINA, UMA BABÁ PERFEITA
Globo, 15h30.
(Corina, Corina). EUA, 1994, 115 min. Direção: Jessie Nelson. Com Whoopi Goldberg, Ray Liotta, Don Ameche. Após ficar viúvo, Liotta aposta na babá Whoopi como pessoa capaz de ajudá-lo a criar sua filha Molly. De passagem, ele enfrentará o racismo local. Simpático, embora limitado por um roteiro pouco animador. E, como quase sempre, Whoopi corre atrás do prejuízo.

COP-OUT
CNT/Gazeta, 21h30.
(Cop Out). EUA, 1989, 90 min. Direção: Lawrence L. Simione. Com David Buff, Kathryn Luster e Dan Ranger. Detetive é acusado de matar o filho do prefeito. Vai preso e causa indignação da cidade, que acredita ter uma polícia corrupta. O irmão do policial tenta descobrir o verdadeiro assassino, mas não tem moleza. Os policiais da cidade não só dão a impressão de serem corruptos, como o são realmente, em escala industrial, e estão dispostos a manter a estrutura de impunidade.

PRIMAVERA DE UMA SOLTEIRONA
Bandeirantes, 21h30.
(The Prime of Miss Brodie). Inglaterra, 1969, 115 min. Direção: Ronald Neame. Com Maggie Smith, Robert Stephens, Pamela Franklin. Na Escócia, anos 30, a professora miss Brodie ensina suas alunas de maneira mais persuasiva e eficaz do que gostaria a direção a escola. Haverá polêmica. Filme eficaz, com destaque para a interpretação de Smith.

CONGO
Globo, 21h50.
(Congo). EUA, 1995, 108 min. Direção: Frank Marshall. Com Laura Linney, Ernie Hudson, Tim Curry. Garota cujo noivo sumiu no interior da África forma grupo para tentar resgatá-lo. Em sua companhia seguem um cientista disposto a encontrar um raro gorila e um mercenário, que funciona como guia. Adaptação de romance de Michael Crichton que faz baixar a clicheria toda. Inédito.

INTERCINE 1
Globo, 0h30.
Vai ao ar o escolhido entre "O Poderoso Chefão" (1971, de Francis Ford Coppola, com Marlon Brando, Al Pacino, Robert Duvall) e "O Rei e Eu" (1956, de Walter Lang, com Yul Brynner, Deborah Kerr, Rita Moreno).

GUERRA DOS BIQUÍNIS
Bandeirantes, 2h20.
(Malibu Bikini Weekend). EUA, 1994, 84 min. Direção: Kelly Gordon. Com Barbara Moore, Stevie Jean. Belas garotas de várias partes dos EUA disputam concurso sexy em programa de TV. Outro filme, a história de sempre.

INTERCINE 2
Globo, 3h35.
As opções são "O Último dos Moicanos" (1992, de Michael Mann, com Daniel Day-Lewis, Madeleine Stowe) e "O Mágico de Oz" (1939, de Victor Fleming, com Judy Garland, Frank Morgan).

TV PAGA
Tradições italianas

da Redação

"Mediterrâneo" (Fox, 23h) ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro de 1991 com a comédia sobre um grupo de soldados italianos esquecidos pelo Exército em uma ilha grega, durante a Segunda Guerra Mundial.
Com o mesmo argumento, Werner Herzog fez, nos anos 60, um drama belíssimo, "Sinal de Vida". "Mediterrâneo" não é um filme inovador. Contenta-se em ser correto e ressuscitar certa tradição italiana, a do deboche e do descompromisso. Há outra tradição italiana, lamentavelmente esquecida, que é a de mostrar mulheres bonitas, que o filme de Gabriele Salvatore também traz de volta. São motivos, enfim, para enfrentar a versão dublada de "Mediterrâneo", anunciada pelo canal Fox. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.