São Paulo, Segunda-feira, 15 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ano Picasso" já começou no Rio

da Sucursal do Rio

Enquanto MAM e MNBA brigam por Picasso, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) já mostra uma parte de sua obra, e a Casa França-Brasil, vizinha ao CCBB, tem tudo pronto para abrir, no final de junho, uma exposição com cerâmicas do artista.
O CCBB deu a partida no "ano Picasso" com a exibição das cem gravuras que compõem a "Suíte Vollard", série encomendada pelo marchand Ambroise Vollard ao artista nos anos 30.
É a segunda vez que a série de gravuras vem ao Brasil -os trabalhos já estiveram expostos no Paço Imperial (centro do Rio) em 1986.
A série tem uma forte carga erótica e grande parte das gravuras (48 do total) mostra Marie-Thérèse Walter, à época amante do artista e, mais tarde, mãe de sua filha Maya -a mesma Maya convidada para ser curadora da exposição que o MNBA pretende montar.
Em junho, a Casa França-Brasil pretende mostrar 80 cerâmicas feitas por Picasso e que pertencem ao acervo pessoal de Bernard Picasso, neto do pintor.
A mostra que virá ao Rio é uma espécie de versão compacta da que está em cartaz no Metropolitan Museum de Nova York, onde fica até 6 de junho. Depois da passagem pelo Brasil, as cerâmicas irão para o Museu Picasso que está sendo construído em Málaga, na Espanha, onde o artista nasceu.


Texto Anterior: Disputa entre museus do Rio ameaça exposição de Picasso
Próximo Texto: Diretores trocam acusações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.