São Paulo, sábado, 15 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISCO 87 LANÇAMENTOS
Lojas recebem invasão de CDs pop neste mês

LÚCIO RIBEIRO
da Reportagem Local

O mercado de discos brasileiro voltado à música pop sofre verdadeiro abalo estrutural neste mês, com a chegada às nossas lojas de impressionantes 87 discos, fruto da iniciativa coincidente de quatro gravadoras.
Os CDs despejados ao consumidor pop nacional, todos de uma vez, espalham pelas prateleiras discos inéditos, relançamentos, discos remasterizados ou álbuns que já saíram no Brasil só no formato vinil.
São trabalhos que contam a história dos anos 80, percorrem os 90 e resgatam os 70, cobrindo correntes musicais das mais diversas, seja college rock americano, pop, dance, eletrônico, punk e britpop (veja a lista completa dos discos que chegam em quadros desta página e na página 5-1)
O mais significativo pacote vem da London Records, trazido ao Brasil pelas mãos da Warner, que recebeu de um migrante ex-diretor da gravadora britânica um lote considerável que de certa forma mapeia o pop feito no Reino Unido nos anos 80, do excelente Joy Division ao festivo Happy Mondays.
E que chega aos 90 visitando desde a atual dance eletrônica de Orbital, Armand Van Helden e Asian Dub Foundation até roqueiros americanos como Violent Femmes e Faith No More.
A gravadora Trama, por sua vez, recebe importante carga de contemporaneidade da excelente Matador Records. E repassa aos brasileiros obras de heróis da música indie americana como Pavement e Yo La Tengo, CDs dos dance-divertidos japoneses do Pizzicato Five e Cornelius, a holandesa Solex e o batuque escocês do Bloco Vomit.
Isso é só uma primeira leva. O objetivo da Trama é botar no Brasil, como lançamento nacional, os quase cem títulos da Matador.
Da brava Roadrunner o consumidor pop ganha dois presentes: o primeiro pacote traz a nata do selo britânico 4AD e resgata as guitarras históricas de dois grupos-irmãos: Pixies e Breeders.
Da 4AD dos 80, a Roadrunner importa álbuns do pop etéreo elaborado pelos escoceses do Cocteau Twins e eternizado por sua vertente This Mortal Coil.
Ainda Roadrunner. A gravadora traduz ao mercado nacional o barulhento catálogo da Epitaph Records, porta de entrada de importantes bandas do punk e hardcore americano. São sete álbuns de grupos como Ten Foot Pole e Down by Law, além de coletâneas que trazem Beastie Boys e Joe Strummer and The Mescaleros.
A EMI reforça seu catálogo da banda de britpop Blur, relançando uma fornada nova dos álbuns "Leisure", o primeiro do grupo de Damon Albarn, "Parklife" e "Modern Life Is Rubish".
E coloca também no mercado a versão remasterizada de "Imagine", de John Lennon, obra solo de 1971 do ex-beatle, assassinado por um fã nos EUA, em dezembro de 1980.


Os lançamentos nacionais custam, em média, R$ 20 cada um


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.