São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POP LITERÁRIO

Década de 90 é revista em almanaque com olhar "jovem"

BRUNA BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dando seqüência à sua franquia revisionista, a editora Agir lança o "Almanaque Anos 90" hoje, no Rio de Janeiro. A série estreou com um livro dedicado aos anos 80, seguido por outro que retomava a década de 70. A retrospectiva dos anos 90 coube ao jornalista Silvio Essinger, autor de "Batidão: Uma História do Funk" e "O Baú do Raul Revirado" (org.), que chama atenção para o caráter subjetivo da série.
"Os dois primeiros são almanaques com perspectivas absolutamente diferentes. O dos anos 80 tem claramente a visão de quem foi criança na época", disse à Folha. "O meu recorte é de alguém que foi jovem no período."
A explosão do mangue beat, do pagode, do axé, a morte de Kurt Cobain. O nascimento da MTV brasileira, o sucesso "Twin Peaks" e "Pantanal" na TV. Os filmes de Tarantino, a retomada do cinema brasileiro; o sucesso de Paulo Coelho e de Carla Perez, a morte de Senna e os gols de Romário. São esses alguns dos destaques.
Há quem acredite que foi uma década perdida. Essinger, evidentemente, discorda: "Foi justamente a época em que se teve um salto tecnológico nunca antes visto.
Começamos batendo em máquinas de escrever, ouvindo vinil, e terminamos baixando MP3 no Napster e digitando no Word, com a internet para tirar qualquer dúvida".
O autor também chama a atenção para o espírito sarcástico do período, alimentado pelo fim das utopias políticas. "As pessoas ficaram muito mais cínicas, debochadas. Não é à toa que você tem desenhos como "Simpsons" e "South Park'", o que o 11 de Setembro colocou um ponto final, segundo ele. "Ali acabou a festa", afirma.


ALMANAQUE ANOS 90
Autor:
Silvio Essinger
Editora: Agir
Quanto: R$ 49,90 (304 págs.)
Lançamento: Saraiva Rio Sul (r. Lauro Müller, 116, 3º piso, 0/xx/21/2543-7002), às 19h30



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Reality show: Rapper procura namorada na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.