São Paulo, quarta-feira, 15 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

Virada terá Novos Baianos e palco em tributo a Raul Seixas

ILUSTRADA Marcado para os dias 2 e 3 de maio, evento terá 800 artistas, que se apresentarão em 150 locais da cidade

Edição deste ano teve seu orçamento reduzido em 30%; diretor da Virada Cultural diz que corte não diminuiu a programação

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Reunião dos Novos Baianos. Palco dedicado a Raul Seixas. Homenagem ao compositor norte-americano Frank Zappa. Essas são algumas das atrações da quinta edição da Virada Cultural de São Paulo.
Das 18h do dia 2 de maio às 18h do dia 3, cerca de 800 artistas se apresentarão em 150 locais espalhados pela cidade (veja mais no quadro ao lado).
A Prefeitura destinou R$ 5 milhões para a realização do evento -orçamento 30% menor do que o de 2008, consequência da queda de arrecadação do município neste ano.
"O corte de verba foi em cerca de um terço [em relação ao ano anterior], mas a programação não diminuiu", diz José Mauro Gnaspini, 35, diretor da Virada Cultural. "Isso porque houve boa vontade dos artistas [leia-se cachês mais baixos] e porque tivemos apoio do Sesc e da Secretaria de Estado da Cultura. Isso minimizou o déficit de orçamento."
O principal palco será montado na avenida São João. Será aberto pelo tecladista britânico Jon Lord, que fez parte do grupo roqueiro Deep Purple e apresentará "Concerto para Grupo e Orquestra", que ele estreou em 1969, em Londres.
Nesse palco, desfilarão nomes como Marcelo Camelo, Zeca Baleiro, Maria Rita e Novos Baianos, cultuada banda dos anos 60 formada por Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor, entre outros (da formação original, não estará Moraes Moreira).
O Teatro Municipal verá alguns artistas retomando discos clássicos de suas carreiras, como Arrigo Barnabé (com "Clara Crocodilo") e Tom Zé ("Grande Liquidação").
"20 Anos sem Raul" é o nome do espaço dedicado a Raul Seixas (1945-89), na rua Cásper Líbero. Ali, artistas como Marcelo Nova e Nasi interpretarão discos do autor (com Cláudio Roberto) de "Maluco Beleza".
O rock poderá ser ouvido na praça da República, nos shows de Velhas Virgens, CPM 22, Nação Zumbi e Central Scrutinizer Band (banda que faz versões de faixas de Frank Zappa).
A música é a parte principal da Virada. Mas outras artes, como dança, teatro e cinema, terão espaço.


Texto Anterior: Psicanálise: Maria Rita Kehl lança livro na Vila Madalena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.