São Paulo, terça-feira, 15 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Guerra adiou a estréia do festival até 46

DA REPORTAGEM LOCAL

O Festival de Cannes foi idealizado para ter sua primeira edição em 1939. A eclosão da Segunda Guerra adiou o plano até 1946.
Em 1948 e em 1950, ele deixou de ser realizado, por falta de orçamento, hoje na casa dos 20 milhões (cerca de R$ 55 milhões) anuais.
Voltado ao "cinema de autor para grande público", o festival seleciona anualmente entre 20 e 22 longas (entre mais de mil inscritos) para a competição pela Palma de Ouro, seu prêmio máximo.
É praxe que outros títulos da seleção oficial (oito, neste ano) sejam exibidos fora de competição.
Cannes é composto ainda das seções Um Certo Olhar, Cannes Clássicos e Cinema na Praia, além de duas mostras competitivas de curtas-metragens -uma com filmes de curta-metragistas profissionais e outra com trabalhos de estudantes da sétima arte (Cinéfondation).
Cannes abriga ainda duas importantes seções paralelas ao festival. A Semana da Crítica, organizada pelo SFCC (Sindicato Francês da Crítica de Cinema), está em sua 46ª edição. Reúne obras de cineastas estreantes ou até o segundo longa.
A SRF (Sociedade dos Realizadores de Filmes) promove desde 1969 a Quinzena dos Realizadores, com o objetivo de chamar a atenção para autores e cinematografias pouco conhecidos.
A SRF surgiu após o conturbado Maio de 68 na França, quando o Festival de Cannes foi suspenso.


Texto Anterior: Programação inclui estrelas além do cinema
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.