São Paulo, sexta, 15 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visionaire


Conheça com exclusividade a luxuosa edição da revista, que, desta vez, tem curadoria do estilistas Tom Ford (Gucci) e vem com uma mesa de luz acoplada


ERIKA PALOMINO
Colunista da Folha

Puro fetiche. Você pega uma caixa -preta, brilhante, pesada. Apenas uma plaquinha de metal, discreta, avisa do conteúdo. A abertura também não é óbvia, excitando e instigando o olhar. Desliza-se suavemente a parte interior da caixa e tudo fica escuro. Somente debaixo das grandiosas 24 transparências fotográficas o projeto se justifica: luz.
"Light" é o tema da edição número 24 da "Visionaire", a mais arrojada iniciativa editorial do Planeta Fashion. As sempre inspiradoras imagens proporcionadas pelo projeto (que não tem uma palavra sequer) desta vez só podem ser vistas na mesa de luz que forma a base da caixa. Levante o painel, ligue o interruptor e pronto. Coloque sobre ele, um por um, as transparências. O interativo resultado é emocionante.
Quem quiser ter a sua "Visionaire" em casa vai ter que chegar bem cedo ao lançamento da edição em São Paulo, na próxima terça, na loja Viva Vida, e desembolsar a quantia de R$ 810. No mundo todo, existem 3.300 exemplares; foram trazidos 50, que certamente vão desaparecer das prateleiras da livraria Toc na Cuca no espaço da loja, mesmo com o salgado preço. Ter uma "Visionaire" é pertencer a uma informada elite hype.
Aparências à parte, o conteúdo desta edição foi selecionado por Tom Ford, o todo-poderoso estilista da Gucci, juntamente com os mentores do projeto, Stephen Gan, Cecilia Dean e James Kaliardos (leia sobre as edições anteriores no quadro desta página). Há aqui alguns consagrados nomes da moda, como Nick Knight, Inez van Lamsweerde, Mario Testino e o ascendente Luis Sanchiz, mas as imagens remetem menos a seu caráter fashion que a um tom de fotografia de arte.
A maior parte retrata impressões, sensações, paisagens. Situações em que, de alguma maneira, manifesta-se a presença da luz. Assim, a silhueta de uma cidade no trabalho de Lee Jenkins traz a luminosidade natural; uma montanha vista à noite e iluminada por trás como no sobe-desce de uma estrada, na foto de John Schabel; um solitário motorista noturno passa sobre um viaduto, junto a um poste, igualmente solitário, conforme visto por Thomas Ruff.
Urbanidade e natureza dividem aqui os interesses do curador Tom Ford. Roni Horn (memorize esse nome) fotografou o mar batendo nas pedras, enquanto Alyson Shotz registrou um improvável ser numa roupa verde com enormes paetês, dentro de uma floresta, de modo que o homem reflete em si a mata a seu redor. Hayao Miyazaki pôs simpáticos fantasminhas sentados sobre árvores.
A caixa de backlight se mostra apropriadíssima, portanto, para o absurdo e, principalmente, para o surreal. Nick Knight, por exemplo, executou uma espécie de aurora boreal tão etérea quanto maluca; células e microorganismos ganham estético tratamento vip nas mãos de Raymond Meier e Christopher Giglio.
Coloridíssimos grafismos são denominador para Peter Saville e Mario Testino, que usa lasers para um efeito de dezenas de rabiscos feitos por luzes de carros se cruzando ao mesmo tempo.
A figura humana também aparece, claro. O cultuadíssimo alemão Wolfgang Tillmans aciona com seu estilo habitual as mãos de um doente, num hospital. Luis Sanchis brilha na simplicidade, com a luminosidade do corpo de uma bela loura nua. Viktor & Rolf criaram uma espécie de andróide fetichista, de cintura minúscula.
As descrições e comparações parecem vagas? É porque nada nesta "Visionaire" é assim explícito, claro ou definido. Com uma única exceção: a foto feita pelo estilista inglês Alexander McQueen, que mostra a cabeça de um pênis, em primeiro plano, visível e iluminadíssima, junto às gotas de gozo que dele saem.

Lançamento: revista "Visionaire"
Quando: Dia 19 de maio
Onde: em SP: loja Viva Vida (r. Oscar Freire, 969); no Rio: dia 21 de maio, no Café V do Fashion Mall



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.