São Paulo, terça-feira, 15 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Renato Rocha Miranda/TV Globo
MINISTRO Gilberto Gil grava participação especial no último capítulo de "Celebridade" (25 de junho); ele canta no Espaço Fama, em show que marca a volta por cima de Maria Clara (Malu Mader)

Medo de terrorismo muda novela das 19h

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Para não correr riscos com novos ataques terroristas, Antonio Calmon, autor da próxima novela das sete da Globo, mudou a ascendência do principal personagem de "Começar de Novo" (nome da trama), que inicialmente seria árabe, para russa.
Foi a segunda alteração na sinopse da novela, que estréia em agosto. Na anterior, Calmon teve de desistir de ambientar a história nos anos de chumbo da ditadura.
Na última versão, o protagonista Miguel Arcanjo (Marcos Paulo) deixa de ser um exilado na Argélia, onde teria poços de petróleo, para ser um "desmemoriado" que retorna da Rússia para recuperar o que era seu (terras e mulher).
"Desde o atentado em Madri fiquei preocupado com o agravamento da instabilidade política internacional e os riscos de gravar no mundo árabe. A meu ver _e faço questão de sublinhar que isso é pessoal e não reflete qualquer visão da TV Globo_, não dá para ter uma novela no ar até março/abril envolvendo um assunto tão polêmico e explosivo como o petróleo árabe, pois tudo pode acontecer", diz Calmon.
A Globo correu o risco que Calmon está evitando agora em 2001, com "O Clone", que já estava sendo gravada quando ocorreram os ataques terroristas aos EUA.
A mudança agradou à Globo: as paisagens russas são inéditas em suas novelas, e a Rússia é hoje um grande importador da teledramaturgia da emissora.

OUTRO CANAL

Mago
De folga na Europa, Gugu Liberato se encontrou com Paulo Coelho e intermediou um telefonema entre o escritor e Silvio Santos. O SBT quer transformar o livro "Onze Minutos" em minissérie.

Novela
Jorge Kajuru foi demitido da Band na quarta passada, por ter criticado o governo de Minas, com a promessa, segundo ele, de que iria receber seus direitos nesta semana. Mas, ontem, Kajuru recebeu um telegrama da Band dizendo que ele descumpriu cláusulas e dando dez dias para ele pagar a multa rescisória.

Salto
Seis drag queens gravaram dia 7 uma participação no "É Show", em que promoviam a parada gay de domingo. O material iria ao ar na sexta, mas não foi. A Record nega a acusação de preconceito. Diz que houve "problema técnico" na gravação.

Convidado
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, grava hoje, em São Paulo, entrevista ao "Roda Viva", da Cultura.

Sem direção
Até que demorou. O fraco "Sob Nova Direção" finalmente perdeu no Ibope para o SBT. Anteontem, o filme "Hell", com Jean-Claude van Damme, bateu o humorístico da Globo por 23 pontos a 20. E o "Gente que Brilha", nova versão do "Show de Calouros", com Silvio Santos, estreou com 15 pontos, contra 38 da Globo. Chegou a levar de 40 a 12 do "Domingão do Faustão".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! A tocha tomou Viagra!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.