São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CICLO

Cinesesc faz sessões gratuitas de comédias "cult" da França

DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo recebe, de amanhã até o dia 20, no Cinesesc (r. Augusta, 2.075, Cerqueira César, tel. 0/xx/11/3082-0213), a mostra de cinema itinerante "Humor à Francesa", com sessões gratuitas sempre às 18h (às 11h, no domingo). O filme de abertura é "Uma Cama para Três" (1994), dirigido por Josiane Balasko.
Com sete comédias, a seleção começou a ser exibida no Rio. De São Paulo, viaja, nos próximos dez meses, para Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Foz do Iguaçu, Vitória, Niterói, Belo Horizonte, Campinas, Brasília, Goiânia, Salvador, Recife, Aracaju, Natal, São Luís, Belém e Fortaleza.
Organizada pela Embaixada da França no Brasil, a mostra percorre cerca de 25 anos da comédia francesa no cinema e faz rir de sua história ("Asterix e Obelix: Missão Cleópatra", de Alain Chabat, ou "Os Visitantes", de Jean-Marie Poiré), seus costumes ("O Barco da Liberdade", de Bruno Podalydès), seus excluídos ("Papai Noel É um Picareta", de Poiré) etc.
O humor é ora trash ("Bernie", de Albert Dupontel), ora kitsch ("Os Bronzeados", de Patrice Leconte), ou se revela autêntico cinema de autor ("O Barco da Liberdade"). Em comum, os filmes têm o sucesso de público que os tornaram "cult". Caso de "Os Visitantes", visto por 14 milhões de espectadores, ou "Asterix e Obelix: Missão Cleópatra", cujo público chegou à marca dos 10 milhões.


Texto Anterior: Festival: Franz Ferdinand é escalado para 4ª edição do Motomix
Próximo Texto: Livros: Colm Tóibín recebe valioso prêmio literário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.