São Paulo, quinta-feira, 15 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO CANAL

AUDREY FURLANETO - audrey.furlaneto@grupofolha.com.br

Jair Bertolucci/TV Cultura
ESPELHO Tuca Andrada e Rosanne Mulholland em "Autor por Autor", que irá ao ar no dia 22 na TV Cultura; a série, projeto mensal com o SescTV, faz perfil de escritores

Com Copa, não-esportivos da Globo perdem anúncios

Se a Globo arrecadou mais de R$ 607 milhões com patrocínios da Copa, programas alheios ao esporte não tiveram a mesma sorte.
"TV Xuxa" e "S.O.S. Emergência" viram seus intervalos comerciais serem quase todos preenchidos por chamadas da própria emissora.
O chamado "calhau" no jargão publicitário, usado para preencher espaços não comercializados, dobrou na série. As propagandas (com patrocinadores) caíram 30%.
Em 30 de maio, "S.O.S." teve oito propagandas e três chamadas para a programação da Globo. Em 11 de julho, dia da final da Copa, foram quatro anúncios e cinco chamadas. "TV Xuxa" passou de 11 anunciantes para cinco (em 29 de maio e 10 de julho).
Para Fábio Wajngarten, diretor do Controle da Concorrência, os dados mostram que, "em gêneros alheios à Copa, houve dificuldade de comercializar publicidade."
A Globo afirma que os intervalos são destinados à "comercialização, promoção da grade de programação e às campanhas sociais da emissora ou apoiadas por ela." Já o uso de chamadas da casa "é decisão estratégica da Rede Globo".

Distorção 1 A Globo admite que deu uma "maquiada" na versão online da reportagem do "Fantástico" que, sem querer, deixou passar os nomes de Richarlyson e Ronaldo em frases eróticas no e-mail de uma cafetina.

Distorção 2 Dois dias depois de o programa ir ao ar com a gafe (ou como disse a emissora: "depois que o assunto veio à tona"), resolveu-se "aumentar ainda mais a distorção" no trecho do vídeo online. Agora, os nomes estão embaçados.

É comigo? E Ronaldo seguiu alheio à saia justa que virou hit virtual anteontem. No Twitter, deixou só um "Fala, galera. Hoje, dia de treino em dois períodos e amanhã tem nosso Timão de volta".

Malu é Malu Depois de Rodrigo Santoro ganhar papel de si mesmo em série da Globo, é a vez de Malu Mader se "autointerpretar". Na série "Na Lama e na Fama", do Multishow, ela será Malu Mader num comercial de margarina com Erika Mader, sua sobrinha e protagonista do seriado.

Só Silvio sabe Está concluído o piloto de "Quem Não Viu Vai Ver", o "Vídeo Show" do SBT, mas não há previsão de estreia. Falta a parte mais difícil: Silvio Santos deve ver e aprovar o produto.

Navalha na carne Às custas de bisturis e bizarrices de plásticas, "Dr. Hollywood" chegou ao segundo lugar na Rede TV!, atrás apenas do "Pânico". De janeiro para junho, a audiência cresceu 72%.


Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.