São Paulo, quinta-feira, 15 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtor diz que escreveu "sua história" de Carmen

Buddy Bregman diz ter usado artigos de jornal para fazer roteiro de filme

Americano afirma não se importar com Paula Lavigne, que detém direitos da história da cantora

DE LOS ANGELES

Buddy Bregman tem 80 anos e ainda se lembra de quando sua mãe o levava ao cinema, aos sete anos, para ver filmes de Carmen Miranda. Não que ele fosse fã, ao contrário. Mas a pequena notável está entre seus projetos de filmes, "Maracas - The Carmen Miranda Story".
O projeto é nebuloso. Em entrevista por telefone, Bregman, que irá dirigir e produzir o longa, não sabe explicar quem será Carmen. Insiste que é uma atriz que já interpretou a artista, mas diz não lembrar o nome. No portal de cinema Imdb, a chilena Jocelyn Osório tem o papel.
Bregman é conhecido como compositor e diretor de musicais dos anos 50 e 60. Chegou a trabalhar com Bing Crosby, Ella Fitzgerald, Bob Fosse etc. Também foi prolífico produtor e diretor de TV entre os anos 60 e 80.
Ele não dá detalhes do projeto, mas enviou o roteiro completo por e-mail. Diz que pretende filmar "logo" e que prevê orçamento de US$ 5 milhões (cerca de R$ 9 mi).
Leia trechos da entrevista.
(FERNANDA EZABELLA)

 

Folha - Como se interessou por Carmen Miranda?
Buddy Bregman -
Na verdade, eu nunca gostei de Carmen Miranda. Quando era criança, minha mãe me levava todo sábado ao cinema. Eram sessões duplas, com filmes de Carmen Miranda e outros do Charlie Chan. Eu odiava os filmes dela. Você tem que entender, eu era uma criança. Mas alguns anos atrás, li a história dela, não imaginava que tivesse sido tão complicada.

Onde você leu a história?
Estava numa biblioteca de cinema, fazendo pesquisa sobre outra coisa, e me deparei com essa matéria sobre o dia em que ela morreu.

Como escreveu o roteiro?
Foi muito simples, eu usei apenas artigos de jornal, de propósito, para não ter problemas com ninguém. Para todos os meus filmes, vou à biblioteca. Peguei tudo sobre Carmen Miranda. A mulher do xerox tirou cópia de tudo para mim. Levei para casa e fiz em três dias.

Por que escolheu "Maracas" para o título?
Oras, por que não? Você não é do Brasil?

É que eu acho que ela não tocava maracas.
Bom, quando você dança, às vezes você toca maracas. Eu não sei, ninguém falou nada, todo mundo gostou.

No Brasil, tem um pessoal bravo dizendo que você não tem os direitos para fazer o filme. Tem uma produtora, Paula Lavigne, que está....
Ouvi falar dela. Ela disse que ia fazer um filme inteiro sobre Carmen Miranda, mas só conseguiu fazer 30 minutos para um especial de TV. [Lavigne, que detém o direito de contar a história da vida da cantora, ainda não a filmou] Não me importo nem um pouco com ela. Ela pode se jogar no oceano, se quiser.

Você leu a biografia de Ruy Castro?
Não, eu não leio as coisas de ninguém, escrevi minha própria história.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.