UOL


São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Murilo Salles apresenta faces brasileiras

JOSÉ GERALDO COUTO
COLUNISTA DA FOLHA

Um documentário sobre a identidade cultural brasileira -tema tão velho quanto a carta de Caminha- poderia descambar para o óbvio.
Nas mãos de um cineasta inquieto como Murilo Salles ("Como Nascem os Anjos"), entretanto, a única coisa óbvia que restou foi o título: "És Tu Brasil". O documentário será exibido em duas partes pela TV Cultura e pela Rede SescSenac.
Para investigar o que chama de "novas faces da brasilidade", Salles resolveu retratar quatro artistas brasileiros atuais de expressão internacional: a coreógrafa Deborah Colker, o músico Carlinhos Brown, o artista plástico Tunga e o estilista Alexandre Herchcovitch. Tunga e Colker estão na primeira parte. Salles procura filmar o corpo a corpo de cada um deles com seu trabalho, seus materiais, seu desejo de expressão.
No segmento dedicado a Tunga, por exemplo, a voz do artista em "off" se sobrepõe a imagens de suas obras/performances, uma delas ao ar livre numa floresta brasileira, outra numa antiga capela de Marselha, na França.
A câmera de Salles capta cada nuance de luz, a sensualidade das formas e dos movimentos, assim como o tanto de mistificação que envolve o retratado.
Ao mostrar um espetáculo de Deborah Colker para a Ópera de Berlim, o cineasta a certa altura divide a tela em duas: numa delas mostra os ensaios; na outra, as mesmas cenas durante a apresentação no teatro.
Herchcovitch é flagrado na preparação e nos bastidores de dois desfiles: o São Paulo Fashion Week e a Semana da Moda de Paris. Acompanhamos em cada detalhe a concretização de sua visão da moda como expressão teatral.
Brown, por sua vez, apresenta o mundo em que foi criado, o bairro do Candeal, em Salvador, e dialoga com seus mestres no batuque e no candomblé. Há um momento especialmente inspirado: sobre a imagem do músico regendo os tambores de sua timbalada, uma peça de Grieg.
O Brasil de Murilo Salles tem muitas caras -e não se envergonha de nenhuma delas.


És Tu Brasil    
Direção: Murilo Salles
Quando: amanhã (1ª parte) e dia 23 (2ª parte), às 21h, na Cultura e Rede SescSenac



Texto Anterior: Erika Palomino
Próximo Texto: Ruído: Gravadoras BMG e Warner negociam fusão global
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.