São Paulo, quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alô, São Paulo

Os cineastas Karim Aïnouz, do Ceará, e Sérgio Machado, da Bahia, dirigem seriado da HBO sobre a cidade, com protagonista "importada" de Tocantins

Divulgação
Andréia Horta, que interpreta Alice, a protagonista da série, em cena filmada no Anhangabaú, região central de São Paulo


LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O canal HBO queria produzir um seriado sobre São Paulo, a cidade. Nada melhor do que um cineasta cearense e outro baiano para comandar o projeto.
"Tá tudo dominado. Em São Paulo, tem mais nordestino do que paulistano", brinca Sérgio Machado. Natural de Salvador, o diretor do premiado longa-metragem "Cidade Baixa" (2002) foi escolhido para roteirizar e dirigir a série "Alice", que a HBO já filma em diversos pontos da capital paulista.
Ele foi contratado para atuar ao lado de Karim Aïnouz, que nasceu em Fortaleza, dirigiu "Madame Satã" (2002) e "O Céu de Suely" (2006) e se tornou um dos mais badalados nomes do cinema nacional.
"Quem mora em São Paulo há muito tempo pode acabar com o olhar neutralizado para algumas coisas pulsantes da cidade. Era bacana que fosse alguém de fora para haver um encantamento", diz Aïnouz.
Ele fala dele e de Machado, mas também de Alice, a protagonista da série. A jovem vem de Palmas, a capital de Tocantins, em busca de uma herança. A viagem seria breve, mas acaba por não ter fim. "Escolhi Palmas pela contradição com SP. É um lugar planejado, organizado e subpopulado. Mas também é primo, porque todo mundo vem de fora", fala Aïnouz.
Alice vai passar por vários cenários paulistanos -e a partir deles, reavaliar sua história e seu destino-: do vale do Anhangabaú às calçadas chiques da rua Oscar Freire, de um desfile de moda na Faap a uma festa de "pegação" com ricaços numa mansão do Morumbi.
Conhecerá a Mostra Internacional de Cinema de SP e seu diretor, Leon Cakoff, que faz uma ponta, e verá uma luta livre com o lendário Trovão.
Na última sexta-feira, a Folha acompanhou a filmagem de uma cena em que Alice chega a um boteco e se depara com lindas garotas se socando ao lado do lutador em um ringue. O set, alugado pela Gullane Filmes, co-produtora de "Alice", fica em um galpão no bairro do Cambuci (região central), que, apesar de empoeirado, tem cores e luz natural inspiradores.
Aïnouz e Machado contam que o seriado mostrará ainda punks, rappers, prostitutas, bolivianos, japoneses no bairro da Liberdade e os milionários que só se deslocam de helicóptero.
A intérprete de Alice foi escolhida após cerca de mil testes. Andréia Horta pode ser considerada um lançamento HBO. Aos 24, a atriz mineira tem no currículo, além de peças teatrais, apenas papéis pequenos na televisão (Márcia Kubitschek, na minissérie "JK", da Globo, e Renata na novelinha "Alta Estação", da Record).
A garota Daniela Piepszyk, elogiada pela atuação no filme "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", interpreta uma meia-irmã de Alice. O global Eduardo Moscovis faz o papel de namorado da moça. Regina Braga e Walderez de Barros são tias de Alice. Além de outros atores do núcleo central, haverá participações especiais, como a atriz Tereza Rachel e Jorge Loredo, o Zé Bonitinho.
"Alice" é um título provisório, e a HBO busca acrescentar a ele algo que tenha relação com SP. As filmagens seguem até o fim do ano, e a estréia é prevista para o início de 2008.


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Cineasta vê "Paraíso Tropical" como "lição" para fazer TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.