São Paulo, segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA/ERUDITO

Íntegra das partituras de Nazareth documenta versatilidade do compositor

SIDNEY MOLINA
CRÍTICO DA FOLHA

Perguntado sobre sua composição predileta, Ernesto Nazareth (1863-1934) -em entrevista à "Folha da Noite" em 1924- reagiu: "Ahn! Isso é que não pode ter resposta definitiva, assim à queima-roupa... Lembra-se do 'Brejeiro'?"
O trecho, transcrito pelo músico e pesquisador Cacá Machado no livro "O Enigma do Homem Célebre" (IMS), constata o quão popular ainda era a peça escrita 30 anos antes.
Com organização de Machado e do compositor Thiago Cury, acaba de ser lançado "Todo Nazareth", edição em seis volumes com as obras completas do "pianeiro" carioca.
Cada fascículo traz breve introdução, cronologia, catálogo e caderno de imagens. O restante das mais de 1.300 páginas da coleção é ocupado pelas partituras de suas 209 peças compostas para piano. Os volumes são organizados por gêneros: um para polcas, um para valsas, um para as menos conhecidas peças de concerto e três volumes dedicados aos "tangos".
Se em polcas como "Apanhei-te, cavaquinho!" (1914) a mão esquerda não sincopada remete à dança de salão europeia, a mistura de gêneros é bastante intensa nos "tangos", rótulo utilizado por Nazareth e seus editores para sugerir diferentes práticas populares da "belle époque" carioca.
Assim, o próprio "Brejeiro" (1893) explicita a célula típica das bandas de maxixe, enquanto uma peça como "Odeon" (1910) imita as linhas de baixo improvisadas pelos violonistas nas rodas de choro.
Conta-se que, ao ser apresentado ao famoso pianista Arthur Rubinstein (1887-1982), Nazareth teria preferido tocar Chopin (1810-49). Hoje, seus maxixes são estudados por eruditos mundo afora, e -em meio à explosão violenta da intolerância cultural- ajudam a evocar a graça da mistura.

TODO NAZARETH
(OBRAS COMPLETAS)
ORGANIZAÇÃO Thiago Cury e Cacá Machado
LANÇAMENTO Água Forte
QUANTO R$196,00 (seis volumes)
AVALIAÇÃO ótimo



Texto Anterior: De volta: Gotan Project fará show em São Paulo
Próximo Texto: Octeto alemão interpreta Mozart, Beethoven e Schubert
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.