São Paulo, segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro reúne narrativas inspiradas por fotos

Textos de Scliar, Nestrovski e outros revelam diversidade de leituras sobre imagens

TUCA VIEIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Há uma equação perversa, porém lógica, no mundo das imagens. Quanto mais imagens produzimos, menos tempo nos detemos diante de cada uma delas.
É comum alguém voltar de um feriado na praia com 300 fotos e mostrá-las em minutos, ao toque de um botão no computador, numa espécie de videoclipe vertiginoso.
Pois é outro o tempo que exige o livro "Por trás Daquela Foto - Contos e Ensaios a partir de Imagens" . A ideia é simples: oito autores escrevem a partir de uma foto cada um. Entre contos, ensaios e depoimentos, é como se pudéssemos ler o que se passa silenciosamente na cabeça desses autores diante de uma fotografia.
Embora revelando uma impressão particular, os autores acabam por mostrar a diversidade infinita de leituras que uma fotografia proporciona. "A fotografia é como um buraco ou o espelho de Alice: a porta de um mundo de maravilhas a um só tempo estranhas e familiares, visíveis e imprevisíveis", definem os organizadores.
Arthur Nestrovski parte de imagem de Pierre Verger para chegar a Barack Obama, passando pela África e pela bossa nova. Já Moacyr Scliar (1937-2011), num de seus últimos textos, dá uma pequena aula sobre ciência no Brasil a partir de cartão-postal que retrata Carlos Chagas.
Há ainda Reginaldo Prandi, que recupera a impressionante história de quando o fotógrafo José Medeiros retratou pela primeira vez uma cerimônia de iniciação do candomblé, com consequências trágicas para os envolvidos.
Completam o livro as duplas Lilia Moritz Schwarcz/R.H. Klumb, Nina Horta/Bob Wolfenson, Humberto Werneck/Paulo Leite, Alberto Martins/fotógrafo desconhecido e Pedro Vasquez/Pedro Vasquez.
A capa e o título, poucos sugestivos, não devem esconder o frescor dos textos. A sensação é de que a perplexidade e o fascínio diante da imagem fotográfica permanecem intactos quase 200 anos após seu surgimento.

TUCA VIEIRA é fotógrafo



POR TRÁS DAQUELA FOTO
ORGANIZAÇÃO Lilia Moritz Schwarcz e Thyago Nogueira
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 39 (184 págs.)
AVALIAÇÃO bom



Texto Anterior: Raio - X: Landowski
Próximo Texto: Crítica/Artes Plásticas: Mostra comtempla diversidade e verve visceral de Bourgeois
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.