São Paulo, segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Documentário de Murat vence Gramado

"Uma Longa Viagem", que levou cinco Kikitos, incluindo melhor filme, foi seguido por "Riscado", de Gustavo Pizzi

Festival teve sessões com salas vazias; para Rubens Ewald Filho, má qualidade de cópias prejudicou competição

GABRIELA LONGMAN
ENVIADA ESPECIAL A GRAMADO

Depois de nove dias de festival, Gramado entregou o prêmio de melhor longa nacional a um documentário. "Uma Longa Viagem", de Lúcia Murat, deixou a cerimônia de premiação, anteontem à noite, com cinco Kikitos: melhor filme, melhor ator, melhor direção de arte, Prêmio Estudantil e Júri Popular.
O filme segue a trajetória da própria diretora e de seus dois irmãos no regime militar. Miguel virou médico; Lúcia foi presa política; Heitor, o caçula, vai para Londres. A narrativa é construída a partir das cartas enviadas por Heitor (Caio Blat) nos nove anos de exílio. O ator levou o Kikito pela atuação. "É absurdo e inesperado ganhar esse prêmio", declarou.
"Riscado", ficção de Gustavo Pizzi, também foi premiado em cinco categorias: melhor diretor, melhor atriz, melhor roteiro, melhor trilha e o Prêmio da Crítica.
Na competição latino-americana, o eleito foi o argentino "Medianeras", de Gustavo Taretto. Acompanhando os encontros e desencontros de dois jovens numa grande cidade, o longa entra em cartaz em setembro no Brasil.
O prêmio de melhor direção foi dividido entre Taretto e o mexicano Sebastián Hiriart, de "A Tiro de Piedra". Ao anunciar os escolhidos do Prêmio da Crítica, o crítico Rubens Ewald Filho mencionou que a má qualidade das cópias exibidas -boa parte dos filmes latinos foram exibidos em DVD- prejudicou a competição.

A jornalista viajou a convite do 39º Festival de Cinema de Gramado


Texto Anterior: Down apresenta seu metal psicodélico no último dia do SWU
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: Natureza e graça
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.