São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A autora de "O Matador" chega ao quarto livro, que tem lançamento em SP no dia 25
Patrícia Melo encara o inferno

Eder Chiodetto - 24.out.98/Folha Imagem
A escritora, que aborda o tráfico na favela em novo livro


FRANCESCA ANGIOLILLO
DA REDAÇÃO

Até o ano passado, Patrícia Melo, 37, nunca tinha pisado em uma favela. Na sua ficção, porém, já havia subido ao inferno do tráfico nos morros cariocas.
"Inferno" chega às livrarias semana que vem. O quarto romance da autora de "Acqua Toffana" (94), "O Matador" (95) e "Elogio da Mentira" (98) narra a trajetória de José Luís, o Reizinho, de olheiro do traficante Miltão, aos 11, a líder do morro do Berimbau.
"Quando eu me mudei para o Rio, em julho de 99, já tinha 20 capítulos do livro prontos. Logo depois, foi aniversário de uma pessoa que trabalha aqui em casa e vive na Rocinha. Foi a primeira vez que fui a uma favela. Tive uma sensação de acerto", conta.
A autora ficou satisfeita. Havia se imposto o desafio de, morando em São Paulo, encarar uma realidade que não lhe era próxima. "É ruim para o escritor ter a sensação de que só pode escrever sobre o que está perto."


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Autora usa pesquisa para "inventar realidade possível"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.