São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chromeo surge mais sofisticado em terceiro álbum

"Business Casual" é o novo CD da dupla eletrônica; integrantes falaram à Folha durante passagem por SP

CAROL NOGUEIRA
DE SÃO PAULO

Romeus robóticos. Essa seria a tradução perfeita para a dupla eletrônica canadense Chromeo, que acaba de lançar seu terceiro disco, "Business Casual".
"Chromeo é "Chrome Romeo". Romeu é um amante, as músicas são românticas. Mas ao mesmo tempo, são robóticas", explicou Dave 1 à Folha, em rápida passagem da dupla por São Paulo, para um show fechado para convidados.
Após estourarem em 2007 com o álbum "Fancy Footwork", a dupla reinou absoluta no site Hype Machine, que mede a popularidade das músicas na internet.
Conhecidos por misturar música eletrônica com o funk dos anos 1980, Dave 1 e Patrick (ou P-Thugg) surgem agora mais sofisticados.
"É refinado. Tem atmosferas que nós não tínhamos antes. Tem uma música de sete minutos e uma balada francesa", conta Dave. Esta última, aliás, "J'ai Claqué La Porte", é a favorita da dupla.
Outros bons destaques são "Night By Night", "Don't Turn the Lights On" e "I'm Not Contagious".
As letras divertidas, outra marca registrada da dupla, continuam presentes.
Admirador confesso de artistas "bregas", como Robert Palmer e Daryl Hall, Dave conta que gosta de dar esse aspecto às músicas.
Recentemente, a dupla começou a se apresentar com outras três cantoras no palco. "A ideia era ter garotas como as de Robert Palmer. Eu também pensei que seria legal ter uma presença feminina nos nossos shows", explica Dave.
"[Ser] cafona não é necessariamente ruim, porque é divertido", diz.
Em plena crise do mercado fonográfico, a dupla descobriu uma receita de sucesso. Para eles, fazer parcerias com marcas é mais vantajoso do que fechar contrato com uma grande gravadora.
"Sempre houve quem bancasse a arte", diz Dave.
O show em SP, por exemplo, foi bancado por uma montadora de carros. "As condições que eles nos ofereceram eram perfeitas, então por que não vir?", diz Dave.
"Nós viemos aqui dessa vez e, se pudermos voltar, faremos de novo. Queremos fazer um show mais democrático", avisa.

BUSINESS CASUAL
ARTISTA Chromeo
LANÇAMENTO Atlantic
QUANTO US$ 11,99 (R$ 20,50) na Amazon


Texto Anterior: Crítica/Rock: Nick Cave brinca com clichês do rock
Próximo Texto: Conexão Pop
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.