São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Márcia Alves/GNT
AMIGAS Taís Araújo, que fez par com Reynaldo Giannecchini em novela, e Marília Gabriela (namorada do ator), durante gravação do programa que a jornalista apresenta no GNT, no ar no fim do mês

Autor do SBT prepara 'Trilogia do Poder'

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A minissérie de Doc Comparato que o SBT começa a gravar em novembro deverá ser a primeira de uma trilogia ambientada em palácios que representam diferentes fases da história do Brasil e estrelada pelos "donos do poder" de suas épocas. O projeto idealizado por Comparato (ex-Globo) leva o título de "Trilogia do Poder" e inclui as minisséries: "O Palácio", "O Catete" e "O Planalto".
"O Castelo" (que estréia no início de 2005) se dará nos corredores do palácio onde funciona hoje o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio, e será estrelada por seu mais ilustre morador, d. Pedro 1º, numa trama passada entre 1807 e 1820.
A segunda terá como cenário o Palácio do Catete, também no Rio, residência oficial de 18 presidentes do Brasil republicano, entre 1897 e 1960, segundo a RioTur. Foi lá que viveu e se suicidou Getúlio Vargas. A terceira história abordará o Brasil pós-1960, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Por enquanto, o SBT só abraça a produção de "O Castelo". Comparato acha que, se ela vingar, as outras duas também emplacam.
O roteirista afirma que as minisséries terão "uma visão pessoal sobre a história", serão "uma visita ficcionista ao passado". "A história do Brasil sempre foi tratada com galhofa ou desprestígio", diz. "D. Pedro 1º não foi um débil mental. Foi um gênio político, moderno para sua época. E nasceu com uma maldição."

OUTRO CANAL

Holofote 1
Até para chamar a atenção para a "mobilização" que pretende fazer domingo, conclamando o telespectador a desligar a TV entre 15h e 16h, a campanha Quem Financia a Baixaria É Contra a Cidadania, da Câmara dos Deputados, divulgou ontem um novo ranking da baixaria, com 374 denúncias recebidas desde maio.

Holofote 2
João Kléber, da Rede TV!, aparece absoluto em primeiro lugar. As novidades são "Senhora do Destino" (Globo), em quarto, "Casa dos Artistas" (SBT), em nono, e as ausências do "Domingo Legal" (SBT) e do "Domingão do Faustão" (Globo).

Abafa
As produções dos programas da Rede TV! caíram como urubus sobre Luciana Gimenez, querendo explorar ao máximo o romance dela com Marcelo de Carvalho (vice-presidente e sócio da emissora), finalmente assumido por ela numa revista. Receberam como resposta um "abafa o caso". E pegaram leve.

Bancada
Marcos Hummel (ex-Band) foi contratado pela Record. Apresentará, a partir de segunda, o "Fala Brasil", ao lado de Janine Borba, que deixa o "Tudo a Ver" só para Paulo Henrique Amorim.

Première
"Copacabana" (2001, de Carla Camurati) e "Perfume de Gardênia" (1992, de Gulherme Almeida Prado) disputam hoje a exibição, segunda, do primeiro "Intercine Brasil", da Globo.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Bush abre a braguilha, e Saddam foge
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.