São Paulo, quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catalães homenageiam Ayrton Senna

A banda Delorean, formada em Barcelona, lança na Europa um EP em que mistura eletrônica e pop

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

O nome do grupo é uma homenagem a um carro norte-americano. O título do disco, a Ayrton Senna. A banda surgiu na Espanha e é uma das grandes surpresas pop do ano.
Delorean era um carro vendido nos EUA no início dos anos 1980. Ficou conhecido mundialmente depois que um modelo do automóvel serviu como máquina do tempo na trilogia "De Volta para o Futuro".
Quatro garotos de Barcelona gostaram de como a palavra soava e, em 2001, batizaram a banda com o nome.
Entre 2004 e 2006, lançaram três EPs por um selo independente e, neste ano, apareceram com "Ayrton Senna", disco com quatro faixas: "Seasun", "Deli", "Big Dipper" e "Moonson".
"Nós amamos Fórmula 1. Além disso, Ayrton Senna disse certa vez algo como "Quando você acha que tudo está sob controle, que nada vai dar errado, significa que você não tentou ir até seu limite". Nós dissemos: "É isso'", contou à Folha o vocalista Ekhi Lopetegi.
O cosmopolitismo e o sol de Barcelona certamente impregnaram a música do Delorean com cores vivas e com uma variedade de texturas criadas a partir de sintetizadores.
"Gostamos de coisas bem variadas. Anos atrás estávamos interessados em tecno, coisas da Kompakt, Border Community e Cadenza [selos europeus de eletrônica]. Hoje ouvimos mais house, hip hop, dubstep, UK funk e bandas pop como Phoenix, Air France."

Contemplativo, belo
Se nos primeiros anos o Delorean se baseava em batidas eletrônicas, em "Ayrton Senna" a banda escancara uma veia pop. "Nós fomos nos tornando cada vez mais pop. Queremos fazer canções que façam com que as pessoas se sintam bem, queremos soar mais ensolarados. Nossas canções não possuem uma natureza contemplativa, mas soam belas."
E completa: "Mas ainda gostamos de beats, gostamos de faixas dinâmicas, dançantes, gostamos de ser chamados de banda house."

Remixes
O grupo vem ganhando espaço em rádios e clubes europeus. Já remixaram bandas como The Big Pink, Lemonade, Teenagers e Mystery Jets e farão shows no Reino Unido, na França e na Suécia.
Sobre a cena musical espanhola, ele diz: "É bem viva, animada, com muitas festas e clubes. Há grandes bandas como Extraperlo".
Dá para ouvir várias das faixas do grupo em www.myspace.com/deloreandanz.


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Contardo Calligaris: O prazer da vingança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.