São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2010

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Última Moda

VIVIAN WHITEMAN - ultima.moda@grupofolha.com.br

Toque de Midas

ESTILISTA DA OSKLEN CRIA LINHA PARA LOJA POPULAR E PROMETE TRANSFORMAR MATÉRIA-PRIMA BARATA EM MODA AUTORAL

Depois das semanas de moda internacionais, o assunto da hora entre os fashionistas brasileiros é a nova coleção que o estilista Oskar Metsavaht, cérebro por trás da poderosa grife Osklen, criou para a rede de lojas populares Riachuelo.
Com exclusividade à Folha, Oskar revelou detalhes sobre a coleção, que só será apresentada oficialmente no próximo dia 20 e chega às lojas em 16 de novembro.
"No meu contrato, exigi total liberdade para explorar o meu estilo da forma que eu queria e para participar de todo o processo, da escolha dos materiais até a campanha", afirma o designer.
O trabalho do estilista na Osklen ganhou fama internacional pela primazia da matéria-prima e pela ousadia no design, o que não costuma ser o forte de marcas de "fast-fashion". Ele, porém, diz que se recusou a usar materiais e modelagens pobres.
"Foram seis meses de trabalho até concluirmos o projeto, que não usa o material vagabundo que se vê nessas parcerias de lojas populares com estilistas. Tem, sim, uma matéria-prima barata, porém explorada de forma criativa, correta e com informação de moda", diz.
O resultado da empreitada de Oskar são cem peças, entre roupas e acessórios, feitas em algodão, cetim, couro e lona, tudo inspirado no Rio.
As peças, que ficarão só dois meses nas lojas, devem custar entre R$ 30 e R$ 250.
O Rio, ícone do estilo streetwear-chique difundido pela Osklen, também serviu de cenário para o material de divulgação da linha, produzido por um time de peso.
As imagens da campanha foram clicadas pelo top fotógrafo Bob Wolfenson.
Já o comercial de TV tem assinatura de Sion Michel, um dos diretores de fotografia do filme "Memórias de uma Gueixa" (a versão de 2005, produzida por Steven Spielberg), e do documentarista Duto Sperry. O estilista participou tanto das fotos quanto das filmagens.
Ousado, Oskar afirma que a coleção agradará até mesmo aos fashionistas mais exigentes. "Eles vão adorar. Vamos esperar para ver se o público em geral também vai gostar das minhas ideias."

ENTREVISTA

Linha assinada por Peter Pilotto chega ao Brasil

A grife Peter Pilotto, um dos grandes destaques da Semana de Moda de Londres, assinou uma coleção especial para a Kipling, marca belga de bolsas, que acaba de chegar às lojas brasileiras. De Londres, Pilotto falou da coleção, de streetwear e da moda inglesa.

 

Folha - Qual é o papel de Londres no circuito da moda?
Peter Pilotto
- Londres tem conseguido manter a reputação de ser a capital da moda mais jovem e cool. Temos o British Fashion Council, que presta uma grande ajuda aos designers iniciantes e, por isso, lançamos novos talentos.

O que há em comum entre o "prêt-à-porter" da Peter Pilotto e a linha que você assinou para a Kipling?
O acabamento e, é claro, nosso estilo de estamparia.

Como você vê o mercado de streetwear hoje?
Fico sempre impressionado com a sofisticação dos produtos de streetwear. Sou apaixonado por tênis Vans.

TUITADAS

@ELLEmagazine Victoria's Secret Fashion Show news _@katyperry to perform, Adriana Lima to wear a $2 million diamond bra
(Novidades sobre o desfile da Victoria's Secret _@katyperry vai tocar e Adriana Lima vai usar um sutiã de diamantes de US$ 2 milhões)
A revista "Elle"comenta o próximo desfile da grife de lingeries, que vai rolar em Miami, em novembro

@wgsnbr um blog da Turquia foi o vencedor para divulgar o teaser da coleção que a Lanvin desenvolve para a H&M. http://tinyurl.com/2bwhh2w
O birô de tendências comenta a nova campanha de marketing da futura coleção H&M por Lanvin, que envolve competição de blogs

DOS PÉS À CABEÇA
A foto de Klaus Mitteldorf para ensaio da Kodak, em 1987, faz parte da exposição "Flávio de Carvalho Desveste a Moda Brasileira da Cabeça aos Pés". A mostra, que começa hoje, foi inspirada nos textos do artista plástico Flávio de Carvalho sobre a relação do corpo coma roupa e reúne 200 imagens. No MuBE (av. Europa, 218, tel. 0/xx/11/2594-2601; grátis) até 14 de novembro.

Lente grifada
O ex-diretor criativo da Dior Homme, Hedi Slimane, criou um filme para a butique virtual The Corner.com intitulado "I Love USA". Em preto-e branco, o vídeo mostra um olhar onírico sobre o estilo californiano na perspectiva de dois adolescentes. As imagens farão parte de um livro que Slimane está preparando e serão expostas na Galeria Almine Rech, em Paris, em 2011.

Anatômicos
No próximo dia 28, chega à C&A a nova marca de jeans premium do estilista Renato Kherlakian, ex-Zoomp. Batizada de Soul Unique Denim, a linha tem modelos anatômicos e com numeração intermediária, que vai do 35 ao 45. A modelagem foi feita para se adaptar à diversidade de tamanhos das cinturas e dos quadris brasileiros.

com PEDRO DINIZ


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