São Paulo, sábado, 15 de outubro de 2011

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Obras abordam rock em contos e artes gráficas

Lançamentos trazem autores nacionais e coleção de cartazes dos 1970

"Rock Book: Contos da Era da Guitarra" chegará às livrarias no final deste mês; "A Arte do Rock" já está à venda

IVAN FINOTTI
DE SÃO PAULO

Dois lançamentos bem fora do comum chegam para aplacar a fome dos designers e literatos roqueiros.
O primeiro é "Rock Book: Contos da Era da Guitarra", que traz vinte textos de ficção de autores brasileiros cujo tema aborda, de alguma forma, o gênero musical.
O segundo, "A Arte do Rock", reúne peças que brilhavam nas lojas de disco norte-americanas, principalmente nos anos 1970: pôsteres, móbiles, displays e badulaques publicitários em geral que serviam para as gravadoras promoverem seus últimos lançamentos.
As imagens ao lado são do segundo livro, enquanto os trechos que as acompanham fazem parte da primeira obra.

TEXTO
Idealizado e organizado por Ivan Hegen, que também escreveu um dos contos, o "Rock Book" é uma mistura de vários estilos, sem um eixo óbvio que ligue os textos.
"Eu não me senti à vontade para impor muitas condições, não quis limitar a criatividade de ninguém. Cada um poderia abordar o tema como quisesse", diz Hegen.
Entre os autores estão o dramaturgo Mario Bortolotto, os jornalistas Xico Sá e Cadão Volpato e os escritores Glauco Mattoso e Fernando Bonassi, entre outros.
Para escolher essa turma, Hegen seguiu duas diretrizes.
"Fiz questão de só convidar quem tivesse alguma ligação afetiva com o rock. Reuni autores de várias gerações e todos eles, como eu, cresceram ao som de guitarras elétricas. O segundo critério foi a qualidade literária. Para mim, o rock é arte. Por isso, não queria um livro fútil", explica o organizador.
O livro chega às prateleiras no final de outubro.

IMAGEM
Baseado no material do colecionador americano Rob Roth, "A Arte do Rock" traz uma curiosa seleção de materiais promocionais usados por lojas de discos para destacar os novos LPs.
"Meus favoritos são os móbiles e displays em três dimensões. Você não vê muitos deles por aí, porque na época era preciso ser amigo de algum vendedor da loja para obtê-los", explica o autor Paul Grushkin.
Ele é um expert no tema: trabalhou por 30 anos no marketing de vendas de artistas como John Lennon, Led Zeppelin, Ozzy Osbourne, Bruce Springsteen, Madonna, New Kids on the Block, N'Sync e Backstreet Boys. "E centenas de outros mais."

TRECHO

(...) o George prestou muita atenção numa música do "Dark Side of The Moon", tocando alto, de manhã cedo, o vento quente, aqueles solos de guitarra limpinhos do David Gilmour, uma que falava que o tempo passava cada vez mais rápido.

(...) o George nunca aprendeu inglês direito, o George inventava muitas letras de rock, em português, ouvindo Pink Floyd e esses caras todos, e a letra da música do "Dark Side of the Moon" dizia que uma hora você vai acordar num lugar, uma hora de repente e a vida toda aconteceu e você está ali, sem recompensa alguma, sentindo que a vida é só isso mesmo (...)

Extraído do conto "A História do Rock", de André Sant'Anna

TRECHO

(...) Mal pus os pés pra fora do bar, minha autoimagem derretia. Cheguei em casa e fui direto para o quarto. Peguei o caderninho de couro preto, a lista estava na primeira página: The Stooges, David Bowie, The Cramps, Jane's Addiction, Mercury Rev, Pixies, Pavement, Sonic Youth, PJ Harvey, Radiohead.

Extraído do conto "Primeira Nota", de Andréa Catrópa

ROCK BOOK
ORGANIZADOR Ivan Hegen
EDITORA Prumo
QUANTO a definir (208 págs.)

A ARTE DO ROCK
AUTOR Paul Grushkin
EDITORA Companhia Editora Nacional
TRADUÇÃO Elvira Serapicos
QUANTO R$ 98 (256 págs.)



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