São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Festival independente norte-americano homenageia personagem
Zé do Caixão segue trilha de "Bruxa de Blair" em Sundance

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Depois de "A Bruxa de Blair", "Coffin Joe", ou melhor, Zé do Caixão. A edição 2001 do Sundance Film Festival prepara uma sessão dupla em homenagem ao cineasta José Mojica Marins, 69. A projeção será dentro do ciclo "Park City à Meia-Noite", o mesmo que há dois anos deu a largada para a consagração do fenômeno de cine-horror adolescente.
O anúncio oficial do Sundance 2001 acontece apenas no início de dezembro e, como é praxe, até lá nada será confirmado. A Folha apurou que o convite formal já foi encaminhado.
O programa duplo será formado pelo documentário "Maldito -0O Estranho Mundo de José Mojica Marins", de André Barcinski e Ivan Finotti, e por "À Meia-Noite Levarei Sua Alma" (1964), o primeiro filme do personagem Zé do Caixão. "Vai ser a primeira vez que um filme dele passa com legendas em cinema nos EUA", disse Barcinski à Folha. "É a maior chance de abertura para Mojica do mercado externo."
"Com certeza", concorda o próprio cineasta, em entrevista por telefone. "Dizem que é o terceiro festival do mundo. Meu filme vai movimentar muito aquilo."
Mojica não hesita diante da inevitável pergunta sobre "A Bruxa de Blair" (1999). "Dentro de minha maneira, era uma fita que eu era capaz de rodar em três dias, no máximo. Gostei da criatividade, mas não conseguiram passar o susto. Fizeram uma promoção muito boa."
Simultaneamente às projeções no Sundance, a obra de Mojica estará sendo lançada num pacote de três DVDs no mercado americano, que já a conhece por bem-sucedidas versões em vídeo comercializadas nos anos 90. O pacote "Coffin Joe" é uma iniciativa da distribuidora Fântoma, a mesma responsável pelos filmes do diretor cult italiano Dario Argento.
Antes da visita à meca do cinema independente americano, Mojica dará no final deste mês um seminário de direção em Portugal, na escola de cinema do Porto. "Fui convidado a fazer também um curta lá", adianta o cineasta.
O Sundance Film Festival acontece em Park City, Utah, na Costa Oeste americana, entre 18 e 28 de janeiro.
A principal novidade será a realização simultânea da primeira edição do Sundance Online Film Festival, exclusiva para produções para a Internet. O programa oficial começa a ser anunciado no dia 5 de dezembro.


Texto Anterior: Da Rua - Fernando Bonassi: Juizada
Próximo Texto: Literatura: Livro sagra Bukowski personagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.