São Paulo, terça-feira, 15 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Simbad - Nos Limites da Aventura
Record, 14h.  

(Simbad - Beyond the Veil of Mists). EUA, 2000. Direção: Evan Ricks. Feiticeiro dá poção mágica a um rei e troca sua alma pela de um demônio. Só a filha do homem percebe que ele está mudado. Mas ela contará com a ajuda de Simbad para resolver a situação.

Beethoven, o Magnífico
Globo, 15h50.   

(Beethoven). EUA, 1992, 87 min. Direção: Brian Levant. Com Charles Grodin. Beethoven, o cachorro de raça São Bernardo, escapa de uma loja de animais e escolhe a própria família. Grodin lhe dá acolhida. Vai se arrepender quando descobre que o cachorro não pára mais de crescer.

A Saga de um Herói 2
SBT, 23h.   

(The Legend of Fong Say Yuk 2). Hong Kong, 1993, 95 min. Direção: Corey Yuen. Com Jet Li. Fong Sai Ku (Li) é o guerreiro que no século 19, com a ajuda da mãe, enfrenta os vilões de seu vilarejo e combate os desmandos da dinastia Manchu.

Intercine Globo, 1h20.
A emissora programa na terça o vencedor da disputa entre "Morcegos" (1999, de Louis Morneau, com Lou Diamond Phillip) e "Uma Paixão em Florença" (2000, de Philip Haas, com Sean Penn).

Efeito Zero
SBT, 3h15.   

(Zero Efect). EUA, 1998, 116 min. Direção: Jake Kasdan. Com Ben Stiller. Steve Arlo é o maior detetive do mundo. Quando ele e seu assistente pegam um caso de chantagem, ele se enreda com uma mulher misteriosa por quem se apaixona. Apesar das aparências, não é comédia. É o filme de estréia do filho de Lawrence Kasdan na direção.

Os Impostores
Globo, 3h20.   

(The Impostors). EUA, 1998, 101 min. Direção: Stanley Tucci. Com Stanley Tucci, Oliver Platt. Tucci e Platt são dois atores a perigo que embarcam clandestinamente em um navio. O humor virá de seus estratagemas para driblar a tripulação. Tucci tenta reatar com a tradição da comédia "screwball", onde os personagens têm comportamento excêntrico. (IA)

TV PAGA

A bela poesia da imagem

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O problema com os filmes de Ozu é que cada cena merece um artigo. Assim é o primeiro plano de "Também Fomos Felizes" (Telecine Cult, 23h50): uma praia vazia e um cão que a atravessa. O que é isso? Parece que Kiarostami viu o filme antes de fazer "Five".
Depois há a estação de trem onde uma moça e um rapaz se encontram, mantendo-se à distância um do outro.
Segue-se a imagem do prédio de escritórios e o corte para a máquina de escrever, usada pelas belas mãos de Setsuko Hara. E depois o ligeiro movimento de câmera para o teatro. Corte para a família reunida na refeição e o avô dizendo que gostou muito da peça. Temos até aí meia hora de beleza, de incomum, de invulgar. E a moça (Hara) nem saiu a campo em busca de seu amado.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Vive la France! Liberté, Egalité e Incendiê!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.