São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas propõem um dia sem celular

Público pode deixar aparelhos com dupla da Estônia, que vai pendurá-los em árvore para instalação no MIS

FERNANDA EZABELLA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Duas artistas da Estônia vieram a São Paulo realizar uma sinfonia, hoje à noite. Até aqui, nenhuma grande novidade -a não ser que será um concerto de celulares -e com o seu celular, pendurado numa árvore.
Eve Arpo e Riin Kranna-Rõõs vão tentar convencer o público a deixar seus aparelhos por 24 horas, como parte de uma instalação do 3º Mobilefest - Festival Internacional de Arte e Criatividade em Mídias Móveis, que acontece no MIS de hoje até segunda-feira.
A performance "Um Dia sem Celular" será em uma grande árvore no pátio do MIS, a partir das 17h de hoje. A sinfonia de luz e som será entre 19h e 20h, e os visitantes serão convidados a ligar para os números dos aparelhos pendurados.
"A obra surgiu da constatação de que os celulares, embora uma criação recente na história da humanidade, viraram uma extensão de nós mesmos. São extremamente "viciantes'", diz Kranna-Rõõs. "Embora saibamos que cada povo tem uma cultura diferente, o apego e a dependência que o celular nos provoca é universal e muito atual. Por isso, todo mundo entende a piada e a ironia que a obra propõe. É um trabalho sobre o cotidiano de todos nós."
A dupla já realizou o projeto em Tallinn (Estônia) e Montreal (Canadá). Anteontem, fizeram um teste na saída do metrô São Bento e conseguiram 20 celulares. No MIS, o organizador Marcelo Godoy espera que as artistas arrecadem uns cem aparelhos -que serão devidamente embalados e terão segurança durante as 24 horas.
O Mobilefest é um evento dedicado às relações entre sociedade e tecnologias móveis de comunicação. Neste ano quer discutir a "mobilidade em cidades imóveis", por meio de seminários, workshops e mostras.
Um dos projetos expostos é uma instalação com fotos e vídeos feitos por 40 cadeirantes em Barcelona e Genebra. Munidos de celulares com câmeras e GPS, criaram um mapa na internet denunciando a falta de acesso a portadores de deficiências. Godoy quer fazer o mesmo em São Paulo.

3º MOBILEFEST
Quando: de hoje a segunda-feira
Onde: MIS (av. Europa, 158, tel.: 0/ xx/11/ 2117-4777)
Quanto: grátis; retirar ingresso
uma hora antes para alguns eventos; www.mobilefest.com.br Classificação: livre



Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Antonio Cicero: João Cabral e o verso livre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.