São Paulo, domingo, 15 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBT levanta ibope com série de caça-demônios

"Sobrenatural" sai da madrugada de domingo para ser exibida no horário nobre

Seriado chega a dez pontos na disputa com novelas; maioria dos espectadores na TV aberta é mulher na faixa entre os 18 e os 34 anos


LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

O SBT fez um pacto com o demônio. Na verdade, com vários deles e com dois irmãos que caçam entidades do além na série "Sobrenatural".
Desde que o programa saltou das madrugadas do domingo para o horário nobre, diariamente, tem dado uma média de oito pontos no Ibope e colocado a emissora à frente da Record. Na disputa direta com "Viver a Vida", da Globo, com o telejornal da Record e com "Bela, a Feia", a mudança fez efeito, com um crescimento de audiência de 110% para a emissora de Silvio Santos.
Até setembro, nesse horário era exibido o "SBT Brasil", que dava 3,8 pontos. Depois, veio a série "Harper's Island - O Mistério da Ilha", que não começou tão bem, mas entregou o horário com oito pontos no final.
Essa média é o mínimo que "Sobrenatural", às 21h, tem alcançado desde sua reestreia, em 1º de outubro. Na última quarta-feira, chegou aos dez pontos, mesmo com a novela das oito da Globo mantendo um desempenho de 35 pontos.
Criada por Eric Kripke, a trama envolve dois irmãos que se unem para enfrentar criaturas sobrenaturais em busca da arma que pode matar Lúcifer.
Henrique Casciato, diretor comercial do SBT, diz que a mudança foi uma estratégia de programação. "Nas pesquisas foi constatado que o público estava pedindo uma série no horário nobre. Deu certo."
Para ele, a série não rouba audiência das telenovelas. "O público não é o mesmo. As séries no horário nobre são uma alternativa a quem não quer assistir às novelas. Não há como negar que há espaço para os dois produtos", diz Casciato.

Do zero
Outra manobra da emissora foi esquecer o ponto onde havia parado aos domingos e, em vez de mostrar somente a temporada inédita, recomeçar desde a primeira na faixa diária.
Os fãs parecem ter aprovado.
Rodolfo Barreto, 25, atendente de call center em São Paulo, considerou positivo. "Assisto ao seriado desde que estreou na Warner, em 2005. Mas nem todo mundo pode ficar até de madrugada. Eu dormia mais cedo para acordar lá pelas 23h para ver a série no SBT. Depois, ia quase direto para o trabalho."
O perfil desse espectador, aliás, nada tem a ver com os teens de "True Blood" ou "Crepúsculo". É formado majoritariamente por mulheres e está numa faixa entre os 18 e os 34 anos. A TV paga acompanha esse movimento, com um maior envelhecimento do público.
Se nenhum imprevisto acontecer, a quinta temporada estreia em 25 de janeiro do ano que vem. Mas, para quem tem medo das mudanças na grade do SBT, o diretor afirma que não há nada em contrato que determine a exibição de todas as temporadas. "O público dita a programação. Se ele estiver gostando, é o que importa."


SOBRENATURAL
Quando: segunda temporada, de seg. a sex., às 21h, no SBT; quinta temporada, qui., às 22h, na Warner
Classificação: 14 anos



Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Paris Hilton participa de 5ª temporada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.