São Paulo, segunda, 15 de dezembro de 1997.




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TELEVISÃO
Telejornal da Univision é o mais cosmopolita

ESTHER HAMBURGER
especial para a Folha, em Austin

Na Babel do respeito às individualidades há canais locais, canais para negros, canais pornográficos e canais em línguas específicas. As emissoras segmentadas fazem alguma diferença, mas não muita. A Univision é um bom exemplo.
O canal hispânico é atualmente o mais assistido na cidade de Los Angeles. A emissora, que não é transmitida no Brasil, está entre as primeiras também em Miami e Chicago, cidades onde a população latina beira os 50%. Na era da TV segmentada, a Univision aposta na TV étnica.
A aposta é mercadológica. O dono da Univision não é hispânico e financia campanhas de políticos hostis à causa dos imigrantes hispânicos. Ao mesmo tempo apóia Henry Cisneros, político hispânico mais conhecido no país, que após se afastar da Secretaria de Habitação do governo Clinton, por estar sob suspeita de corrupção, foi promovido a diretor-geral da emissora.
No dia 11, Cisneros foi indiciado. A Univision divulgou comunicado oficial reiterando confiança em seu dirigente acusado de pagar mais dinheiro a uma ex-amante do que o montante declarado.
A população, que fala espanhol nos EUA, não pára de crescer. Ao lado de uma programação carregada de telenovelas mexicanas e programas de auditório de gosto muito duvidoso, a maior emissora americana de sinal aberto em língua espanhola, exibe um telejornal mais cosmopolita que os similares rivais de língua inglesa, as tradicionais NBC, ABC e CBS.
O "Noticiero Univision" é dos poucos telejornais a trazer extensa cobertura de acontecimentos na América Latina e no resto do mundo. Enquanto os curtos telejornais nacionais das redes convencionais dedicam pouca atenção às notícias internacionais, o similar castelhano percorre diariamente o continente, além da Ásia e Europa, com destaque à Espanha.
O formato do "Noticiero" é convencional, mas há menos espaço para notícias sobre ração de animais, temas caros aos telejornais das outras emissoras. E, embora não haja muita novidade na linha editorial, a clientela hispânica permite um mínimo de distanciamento em relação aos EUA.
O telejornal hispânico enfatizou, por exemplo, que o país têm 4% da população do planeta, que contribui com 25% da poluição que provoca o aquecimento do Terra. O Brasil aparece mais no "Noticiero" do que nos outros canais, mas está quase sempre ausente dos telejornais. Só aparece em momentos de tragédia ou em ocasiões especiais como a visita do presidente norte-americano. Afinal, a Univision possui um viés étnico e não fala português.



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